Quais as vantagens da assinatura eletrônica de contratos?

O momento pelo qual estamos passando pede a adoção de soluções inovadoras. E na hora de assinar documentos e contratos não é diferente, isso porque, além do isolamento social, inúmeras empresas optaram pela modalidade de trabalho remoto. Sendo esta a realidade da sua empresa ou não, saiba que atualmente é possível agilizar e facilitar o processo de assinatura de contratos – e outros tipos de documentos – fazendo-a de forma digital.

Continue lendo para saber mais!

Como assinar contratos on-line?

Para assinar contratos on-line, é preciso se utilizar contratos digitais. Eles são feitos através da internet e comprovam a prestação de serviço, assegurando todos os direitos para as partes interessadas, assim como nos contratos físicos.

A diferença principal entre essas duas modalidades de contratação é que, enquanto a contratação física precisa que as partes estejam reunidas presencialmente, a contratação digital permite que a celebração de contratos aconteça de forma digital.

Sendo assim, o processo de contratação digital acontece através de aplicativos e tem a assinatura feita através da internet, o que ocorre dessa forma:

O contratante faz o cadastro em uma plataforma, aplica o contrato através de upload e envia por e-mail para as partes envolvidas na contratação. A partir disso, as assinaturas dentro do aplicativo são feitas em códigos, o que é comumente chamado de “assinatura cifrada”. Dessa forma, as partes estarão seguras de que as assinaturas são válidas e protegidas pelo aplicativo utilizado.

Além de criar um código para cada assinatura, o aplicativo também gera um código secreto para o documento, o que faz com que apenas as partes interessadas tenham acesso ao contrato.

Esse recurso permite a assinatura de inúmeros documentos, dentre eles, os contratos de trabalho. Por isso, pode ser uma boa opção para a sua empresa utilizar no período de trabalho remoto e após ele.

Vantagens de assinar contratos on-line

Segurança → já que os documentos são criptografados e a assinatura é cifrada, o que garante que apenas as partes interessadas tenham acesso ao documento e aos dados que constem nele,

Economia de tempo → já que as partes envolvidas não precisam estar unidas em um mesmo ambiente.

Redução de custos → custos com cartório, impressão e deslocamento de documento se tornam menores ou inexistentes;

Sustentabilidade → com a redução de impressão em papel é possível garantir menos desperdício, o que tem impacto positivo para o meio ambiente.

Algumas plataformas que podem ser utilizadas para a prática são: Docusign; Clicksign;
e Portal de Assinaturas.

E você, já assina contratos on-line? Compartilhe suas experiências conosco! E para continuar por dentro de todas as novidades, acompanhe nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Linkedin, Twitter e YouTube.

Leia também...

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo