Com a chegada das férias, o que passa pela cabeça da maioria dos jovens é a brecha para o descanso ou para colocar as atividades em dia. Mas você sabia que esse pode ser o melhor momento para conseguir uma vaga de estágio?
Isso porque nesse momento de férias muitos contratos se encerram por motivo de formatura e, consequentemente, aumenta o número de vagas disponíveis, além da concorrência ser menor. Estima-se que o número de candidatos concorrendo a vagas caia de 20% a 30% durante o verão. Mesmo que as vagas de estágio estejam disponíveis o ano todo, é nesse primeiro trimestre, portanto, a melhor época para participar de processos seletivos.
O programa de estágio possibilita que os estudantes adquiram a vivência prática no mundo do trabalho, enquanto as empresas têm a oportunidade de recrutar futuros profissionais e qualificá-los. Para se candidatar a uma vaga é necessário ter, no mínimo, 16 anos e estar matriculado no Ensino Médio ou em cursos Técnicos/Profissionalizantes, ou ainda, no Ensino Superior.
Hora de se aprimorar
O período de férias também é um excelente momento para aprimorar os conhecimentos e treinar habilidades que serão necessárias para ingressar no mundo do trabalho. Muitos estudantes começam cursos, treinamentos e participam de palestras durante as férias para aproveitar o tempo livre e enriquecer o currículo.
O CIEE/PR possui diversos cursos com certificação, ofertados de forma gratuita nas modalidades presencial e à distância. São conteúdos pensados para a capacitação profissional e integração do jovem no mundo de trabalho. Não deixe de aproveitar a oportunidade de começar a se aperfeiçoar!
Fique por dentro das notícias e novidades do CIEE/PR nas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube, Twitter e LinkedIn.
Fontes consultadas:
https://www.catho.com.br/carreira-sucesso/dicas/estagio-no-periodo-de-ferias/
https://www.unasp.br/blog/como-fazer-um-estagio-de-ferias/
https://diariodocomercio.com.br/ciee-estagios/estagio-nas-ferias-e-uma-boa-alternativa/
https://www.ginead.com.br/blog/7-cursos-para-colocar-no-curriculo-e-valoriza-lo