Conheça o lifelong learning e saiba como ele pode te ajudar no mundo do trabalho

O sonho de todo profissional é ter uma carreira de sucesso, não é mesmo? Para conquistar isso, é necessário conhecer as principais tendências do mercado. Hoje, te apresentamos o termo lifelong learning.

Essa expressão já estava em alta antes da pandemia ocasionada pelo Coronavírus, mas com o isolamento social e a transferência das aulas presenciais para o universo on-line, ela se tornou ainda mais conhecida.

Mas, afinal, o que é o lifelong learning? A expressão inglesa significa, de maneira simplificada, aprendizado constante ou ainda, habilidades duradouras. O conceito, por sua vez, incentiva que o aprendizado deve ser constante na vida de qualquer profissional.

Abaixo, separamos mais informações sobre o tema. Confira!

O lifelong learning incentiva aprendizados constantes?

É isso mesmo! Como a tradução da expressão já diz, o lifelong learning é um conceito que incentiva a atualização constante, a abertura para o novo e a busca por aprendizados todos os dias.

 

Mas não pense que essa busca por conhecimento deve acontecer apenas de forma tradicional, com graduação, pós-graduação, mestrado ou ainda, doutorado… Bem pelo contrário, aqui, o diploma e a comprovação de que o conhecimento foi adquirido é o que menos conta.

O importante é aprender, seja através de cursos livres, troca de experiências com colegas da área, livros e até mesmo experiências pessoais como viagens, intercâmbios, etc.

Assim, podemos dizer que a essência do lifelong learning é a abertura para o novo, a flexibilidade diante das mudanças e a curiosidade de aprender sempre mais. Demais né?

E como esse conceito pode impactar a minha carreira?

Ao se mostrar aberto e curioso, a busca por um estágio em meio a graduação pode ficar ainda mais fácil. Isso porque, a pró-atividade fica clara e isso tem impacto positivo em meio a processos seletivos.

Ao terminar a graduação, a busca por um emprego fixo também pode ser facilitada com o lifelong learning. Isso porque, as empresas costumam procurar por pessoas engajadas e flexíveis, que proporcionem assertividade e soluções criativas para a sua área.

10 dicas rápidas para colocar em prática:

→  Esteja sempre atento às novidades da sua área; 

→  Leia livros relacionados à sua graduação; 

→ Se conecte com profissionais do mercado de trabalho; 

→  Troque experiências com outros profissionais; 

→  Faça cursos livres com temas relacionados (o CIEE/PR possui diversos cursos, clique aqui para saber mais);
→ Esteja atento às notícias do mundo; 

→ Procure se especializar; 

→ Seja flexível diante de mudanças; 

→ Procure aprender sobre processos, aplicativos e softwares que facilitem o seu trabalho; 

→ Mostre-se aberto a aprender sempre!

E você, já aplica o lifelong learning na sua vida? Para continuar por dentro de todas as novidades do CIEE/PR, acompanhe nossas redes sociais: InstagramFacebook, YouTube, Twitter e LinkedIn

Leia também...

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo