Como começar a investir? Dicas para iniciantes

Entenda quando e como começar a investir, quanto aplicar e o passo a passo para você iniciar no mercado financeiro. Você pode começar com R$ 1,00. Confira!

O primeiro passo para quem não conhece investimentos é aprender a investir. Esse processo pode parecer complexo, mas, na verdade, é bastante simples e ao alcance de todos que tiverem interesse em aprender. Entenda no artigo abaixo os primeiros passos para entrar no mundo dos investimentos e entender o processo. 

Quando começar a investir?

Não existe uma resposta única para todos porque essa decisão depende de vários aspectos. Em primeiro lugar, é aconselhável começar quando tiver pelo menos conhecimentos básicos sobre investimentos. Para isso, é preciso compreender como funcionam os mercados financeiros e quais são os principais instrumentos de investimento. 

A fim de entender melhor alguns aspectos do mercado financeiro você pode, por exemplo, fazer o curso de Matemática Financeira Aplicada, oferecido pelo CIEE/PR. Com ele, você aprende como funcionam as taxas de juros e outros parâmetros da área financeira. 

Geralmente, quanto mais cedo você começar, melhor. O ideal é investir a partir dos 18 anos, mas o importante é investir o quanto antes, independentemente da sua idade.

Como começar a investir: primeiros passos

Confira o passo a passo para quem quer começar a investir. 

1. Descubra seu perfil de investidor

O primeiro passo para quem quer começar a investir é descobrir seu perfil de investidor. Ele irá depender de seus objetivos financeiros, da rapidez com que espera os resultados e dos riscos que está disposto a correr. A regra básica é: quanto mais riscos, maiores as chances de conseguir valores mais altos. 

Os três perfis de investidores mais comuns são:

  • Conservador: constrói uma carteira focando em investimentos prudentes, ou seja, aqueles que permitem retornos moderados, optando por assumir poucos riscos.
  • Agressivo: busca resultados mais arrojados, mas também corre mais riscos. Indicado para quem quer investimentos a longo prazo.
  • Moderado: busca investimentos arrojados, mas também opta por aqueles mais seguidos. Para quem quer resultados a médio prazo. 

2. Defina o capital que será investido

O segundo passo é definir o capital que será investido, ou seja, quanto de dinheiro você irá aplicar. 

Esse valor depende da sua situação financeira. Para se organizar melhor, você pode fazer o curso de Gestão Financeira Pessoal do CIEE/PR. Você irá aprender a fazer a melhor gestão de seus recursos e, ainda, sobre poupança e investimentos. 

Engana-se quem pensa que precisa de muito dinheiro para começar a investir. Atualmente, há opções de renda fixa a partir de R$ 1,00. 

3. Entenda em que investir

Já o terceiro passo é descobrir em que investir e qual o tipo de investimento você deve fazer. Primeiramente, é preciso entender as diferenças entre Renda Fixa e Variável. 

Renda Fixa é qualquer investimento que possui as regras de remuneração já no momento da aplicação do título, como prazo e remuneração. Alguns exemplos de renda fixa são:

  • Poupança;
  • Certificado de Depósito Bancário (CDB);
  • Certificado de Depósito Interbancário (CDI);
  • Tesouro Direto;
  • Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e  Letra de Crédito do Agronegócio (LCA);
  • Letra de Câmbio.

Já a Renda Variável é mais volátil e você só sabe o real ganho no final do processo. Por isso, também podem ocorrer perdas significativas, já que fatores externos como mercado e cenário político podem influenciar no retorno. No entanto, os ganhos costumam ser maiores. Alguns exemplos são:

  • Bolsa de valores;
  • Fundos de Investimentos;
  • Fundos Cambiais;
  • Ouro. 

Se você quer começar a investir, acesse o nosso blog para conferir outros assuntos importantes do mercado, notícias e novidades do CIEE/PR, como cursos na área financeira.

 

Leia também...

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo