Como exercitar a criatividade no dia a dia

Desde cedo,  somos educados para optarmos sempre pelo mais prático, e, na maioria das vezes, o mais prático não é o mais criativo. Mas afinal, o que é criatividade? É a habilidade humana de produzir algo inédito e original. Encontrar soluções para problemas de forma não convencional. E como toda habilidade, a criatividade também pode ser trabalhada.

Aqui vão algumas práticas que podem lhe ajudar a ser mais criativo, seja na vida pessoal, acadêmica ou profissional.

  1. Experimente coisas novas

Assista um novo filme ou série, faça um novo trajeto para ir ao trabalho, escute novos estilos de música, faça um curso on-line sobre algo que gosta. Assim, sua mente sempre trabalhará com novas possibilidades para encontrar soluções e ideias.

  1. Anote suas ideias

Tudo que parecer diferente em sua rotina vale a pena ser registrado. Um sonho incomum que teve, uma vitrine na rua, uma frase inspiradora. Em meio a tanta informação, fica difícil memorizar tudo, e suas anotações podem ser uma fonte imensa de referências em diversas situações.

  1. Pratique o autocuidado 

Coma bem, pratique exercícios, tenha uma alimentação saudável e, principalmente, durma bem. A criatividade precisa de um tempo de incubação. Você provavelmente já deve ter tido uma grande ideia ou a resposta para um problema durante um descanso ou  noite. Isso acontece porque deixamos nosso inconsciente e a subjetividade também trabalhar com os nossos pensamentos.

  1. Frequente ambiente culturais e criativos

Cinemas, parques e museus são ambientes culturais incríveis que podem lhe ajudar a expandir os horizontes da criatividade. Além deles, espaços como universidades, startups, workshops e cursos de extensão também vão ajudar você  a conhecer novas pessoas e opiniões.

  1. Leia de tudo e mais um pouco

A leitura é a melhor maneira de expandir horizontes. Por meio dos livros, conhecemos novas realidades, novos lugares e novas culturas.

De livros de literatura a jornais, revistas e publicações on-line. Essa é uma maneira de ganhar bagagem e um olhar diferenciado para várias questões do mundo.

Fontes consultadas:

https://blog.mbauspesalq.com/2017/11/17/5-passos-para-ser-mais-criativo-no-trabalho/?gclid=CjwKCAjw7cGUBhA9EiwArBAvogh-Ljj8S1uSSgMfHaJTwoE1Qg2V_nvDUnT36OlVHhpLh8ZsYWgw5BoCnzwQAvD_BwE

https://ied.edu.br/design-mercado/criatividade/

https://www.pucrs.br/blog/5-dicas-como-desenvolver-a-criatividade/

Leia também...

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo