Como exercitar a criatividade no dia a dia
Desde cedo, somos educados para optarmos sempre pelo mais prático, e, na maioria das vezes, o mais prático não é o mais criativo. Mas afinal, o que é criatividade? É a habilidade humana de produzir algo inédito e original. Encontrar soluções para problemas de forma não convencional. E como toda habilidade, a criatividade também pode ser trabalhada.
Aqui vão algumas práticas que podem lhe ajudar a ser mais criativo, seja na vida pessoal, acadêmica ou profissional.
Assista um novo filme ou série, faça um novo trajeto para ir ao trabalho, escute novos estilos de música, faça um curso on-line sobre algo que gosta. Assim, sua mente sempre trabalhará com novas possibilidades para encontrar soluções e ideias.
Tudo que parecer diferente em sua rotina vale a pena ser registrado. Um sonho incomum que teve, uma vitrine na rua, uma frase inspiradora. Em meio a tanta informação, fica difícil memorizar tudo, e suas anotações podem ser uma fonte imensa de referências em diversas situações.
Coma bem, pratique exercícios, tenha uma alimentação saudável e, principalmente, durma bem. A criatividade precisa de um tempo de incubação. Você provavelmente já deve ter tido uma grande ideia ou a resposta para um problema durante um descanso ou noite. Isso acontece porque deixamos nosso inconsciente e a subjetividade também trabalhar com os nossos pensamentos.
Cinemas, parques e museus são ambientes culturais incríveis que podem lhe ajudar a expandir os horizontes da criatividade. Além deles, espaços como universidades, startups, workshops e cursos de extensão também vão ajudar você a conhecer novas pessoas e opiniões.
A leitura é a melhor maneira de expandir horizontes. Por meio dos livros, conhecemos novas realidades, novos lugares e novas culturas.
De livros de literatura a jornais, revistas e publicações on-line. Essa é uma maneira de ganhar bagagem e um olhar diferenciado para várias questões do mundo.
Fontes consultadas:
https://ied.edu.br/design-mercado/criatividade/
https://www.pucrs.br/blog/5-dicas-como-desenvolver-a-criatividade/