Como elaborar uma descrição de cargos efetiva? 16 de junho de 2021 •

Como elaborar uma descrição de cargos efetiva?

A descrição de cargos é a formalização dos postos de trabalho da empresa. Ela é importante para contratação de novos colaboradores e essencial na hora de esclarecer cargos e funções. Apesar da sua importância, muitas empresas ainda tem dificuldade na hora de colocar esse processo em ação. Por isso, separamos algumas dicas para fazer uma descrição de cargos efetiva para a sua empresa. Vamos lá!

Conheça os benefícios de fazer uma descrição de cargos

A descrição de cargos, nada mais é, do que a formalização das funções de cada posto de trabalho. Isso acontece através de um documento que indica as atribuições de cada colaborador e suas responsabilidades.
A longo prazo, ter esse documento na sua empresa pode ajudar a otimizar o processo de recrutamento, agilizar a análise das competências de futuros candidatos e até mesmo, facilitar a criação de um plano de carreira .
Isso porque, ao ter o acesso a essas informações, recrutadores e funcionários podem compreender melhor suas atividades, avaliar produtividade, dar feedbacks e entender os pontos que precisam de evolução.

Como fazer uma descrição de cargos na minha empresa?

Desde as micro até as grandes empresas podem (e devem) fazer a descrição de cargos, já que ela traz inúmeros benefícios para a organização interna. Então, para começar a colocar em prática é preciso elencar os cargos que existem na empresa, separar as responsabilidades de cada cargo e descrevê-las em um documento oficial.

Não existe um padrão para o documento de descrição de cargos, mas é importante colocar: o nome do cargo, as responsabilidades e os requisitos que o funcionário precisa ter para ocupar a vaga. Com esses três tópicos bem detalhados, o documento fica rico o suficiente
para começar a ser utilizado.
Se a sua empresa for de médio e grande porte, pode ser interessante também desenvolver um organograma que mostre quais os cargos que são superiores e inferiores à posição que o colaborador ocupa. Assim, a hierarquia da empresa fica mais clara e o funcionário pode compreender suas oportunidades de crescimento com mais clareza.
Outro ponto importante para uma descrição de cargos eficiente é que o documento seja editável. O processo de crescimento de uma empresa é fluído, por isso, é preciso atualizar os documentos com frequência.

Um exemplo que pode te ajudar a montar a descrição de cargos com mais eficiência é esse.

E como ela pode ajudar na contratação de estagiários?

O estagiário é um funcionário que está no começo da sua carreira e ainda está compreendendo os processos da empresa e sua hierarquia. Por isso, a descrição de cargos pode ajudá-lo a entender melhor a organização interna, suas atribuições e responsabilidades.
Além disso, a empresa que oferece a descrição de cargos, pode estar mais bem preparada para oferecer um plano de carreira, aliando habilidades, aquisição de experiência e a conquista de conhecimentos do estudante com as posições disponíveis na empresa.
É importante ressaltar também que, para aplicar uma oportunidade de estágio junto ao CIEE/PR, a descrição da vaga ofertada, via portal, é um passo imprescindível. Carregamos a responsabilidade de encaminhar estudantes em início de carreira para empresas comprometidas com a sua evolução e aprendizado.

Se a sua empresa ainda não organizou a descrição de cargos, vale a pena começar agora mesmo. Essa atitude, além de garantir uma organização interna ainda melhor para a sua empresa, reflete no crescimento e na sua consolidação no mercado. Para continuar por dentro de todas as novidades do CIEE/PR, acompanhe nossas redes sociais: InstagramFacebook, YouTube, Twitter e LinkedIn.