Como mentir no currículo pode prejudicar sua carreira

Mentir no currículo ainda é uma prática comum, mas muito prejudicial para sua carreira. Entenda os riscos para seu futuro profissional.

Uma pesquisa feita pela DNA Outplacement apontou que 75% dos brasileiros mentem no currículo. As mentiras mais comuns são em relação ao salário anterior e à fluência em inglês. No entanto, essa prática pode ser muito prejudicial para sua carreira e até mesmo se enquadrar como crime. 

Para entrar num mercado de trabalho extremamente competitivo, muitas acabam mentindo na tentativa de se destacar dos demais candidatos. Porém, apesar de parecer uma atitude simples, a mentira no currículo pode gerar danos permanentes em sua carreira. Nunca vale a pena mentir e manipular informações, como, por exemplo, colocar um nível de inglês mais alto do que o que você realmente tem. 

As consequências para sua carreira

A mentira no currículo pode gerar várias consequências negativas para sua carreira. Confira as principais. 

Pode ser um crime

Mesmo que pareça uma atitude inofensiva, mentir no currículo pode ser enquadrado como crime. Dependendo da mentira, você pode acabar processado e responder por crime de fraude. Especialmente se falsificar um certificado ou citar o nome de uma instituição sem ter estudado nela. 

A prática pode se enquadrar no artigo 298 do código penal, que pode acarretar pena de um a cinco anos de prisão, além de multa. 

Demissão por justa causa

Quando as mentiras são mais graves e impactam diretamente a função, a demissão por justa causa é possível e prevista por lei, no artigo 482 da CLT, que permite a demissão quando há rompimento do laço de confiança por meio de inverdades. 

Dessa forma, com a demissão por justa causa, você deixará  de receber grande parte das verbas rescisórias e benefícios que teria em outras situações. 

Prejudica futuras chances de emprego

Outra consequência negativa de mentir no currículo é que você pode ser prejudicado em futuras chances de emprego em outras empresas. 

Isso porque esse tipo de incidente está se tornando cada vez mais comum, por isso, empresários e contratantes estão compartilhando essas informações com seus parceiros. Sem contar que essa informação pode ser repassada em caso de busca por referências. 

Dessa forma, seu histórico profissional ficará manchado e será mais difícil conseguir boas vagas de emprego. 

Você pode não ter a qualificação para o cargo

Ainda que você passe por todas as etapas da entrevista e seja contratado para o trabalho, ao mentir no currículo, você pode acabar trabalhando em alguma atividade para a qual não tem as qualificações necessárias. 

Isso significa que você não irá se destacar e, até mesmo, não saber a maneira correta de exercer suas funções, podendo prejudicar não só o seu desenvolvimento como toda a empresa. 

Gostou desse conteúdo? Acesse o nosso blog para conferir outros assuntos importantes do mercado de trabalho, notícias e novidades do CIEE/PR. Ainda, acompanhe nosso canal no YouTube e Facebook. 

Fontes consultadas:

https://www.vagas.com.br/profissoes/mentir-no-curriculo/

https://www.pontorh.com.br/riscos-mente-curriculo/ 

https://www.altoastral.com.br/estilo-de-vida/consequencias-de-mentir-no-curriculo/

https://epocanegocios.globo.com/Carreira/noticia/2019/05/75-dos-brasileiros-mentem-em-seus-curriculos.html

Leia também...

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo