Como ser um aprendiz facilita a entrada no mundo do trabalho?

Participar do Programa de Aprendizagem do CIEE/PR é o início da carreira de muitos jovens 

 

Segundo levantamento da consultoria H&P, há mais de 460 mil jovens aprendizes no Brasil e cerca de 68% conseguem uma colocação formal. Sendo assim, participar dos programas de aprendizagem é uma opção muito interessante para os jovens estudantes que desejam ingressar no mundo do trabalho mesmo antes de completarem sua formação na Educação Básica. 

Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre o funcionamento, a importância e as vantagens do programa. Vamos lá?

Quem pode participar do Programa de Aprendizagem? 

O Programa de Aprendizagem é uma iniciativa federal que integra os estudos ao mundo do trabalho, voltado para adolescentes e jovens de 14 a 24 anos, prioritariamente para aqueles que estão em situação de vulnerabilidade social. No entanto, para pessoas com necessidades especiais, não há limite de idade.

Além disso, os jovens também precisam estar devidamente matriculados a partir do 9.º ano do Ensino Fundamental. Uma das formas de ingresso é cadastrar-se em plataformas como a do CIEE/PR

Diferença estágio x aprendizagem

Diferentemente dos estágios, o programa se difere não apenas pelo limite de idade, mas também por outras questões. 

O estágio é regido pela Lei No 11.788/2008, enquanto o Programa de Aprendizagem é regido pela Lei No 10.097/2000. 

O Programa de Aprendizagem oferece mais benefícios aos participantes e há obrigatoriedade de disponibilizar cursos profissionalizantes relacionados à área de atuação em questão. Nesse caso, os cursos devem ser oferecidos por instituições técnicas, como o CIEE/PR, que possui sua própria seleção de aprendizes. Dessa forma, facilita ainda mais a integração do estudante no mundo profissional. 

Por que é tão interessante entrar no mundo do trabalho como Aprendiz? 

Confira a seguir as principais vantagens do Programa de Aprendizagem para quem quer ingressar no mundo do trabalho:

Alia estudo ao trabalho

O Programa de Aprendizagem é uma iniciativa que contribui para o jovem iniciar sua carreira, não sendo apenas um meio de conseguir uma remuneração.

A oferta de estudo, além do trabalho, é uma prova dessa preocupação. 

Porque é prático 

Outro ponto importante é a facilidade e a praticidade oferecida, pois o estudante não precisa procurar por uma oportunidade em várias empresas. 

No programa, as próprias instituições aderem ao Programa de Aprendizagem. Assim, a pessoa se inscreve e encontra as oportunidades mais facilmente, seja pela plataforma em que se cadastrou, ao receber a oferta diretamente por meio de contatos pessoais ou nos sites das empresas vinculadas. 

Porque é valioso 

Ter a oportunidade de exercer uma função de trabalho enquanto jovem estudante é uma excelente chance de se aperfeiçoar e se promover profissionalmente. 

Em uma pesquisa realizada pelo Datafolha, foram concluídas as seguintes questões relacionadas ao Programa de Aprendizagem: 

  • Os participantes constataram que o programa contribuiu para o crescimento profissional. 
  • Da mesma forma, eles cresceram também no âmbito pessoal.
  • Ganharam mais experiência, o que é fundamental no mundo do trabalho. 
  • Concluiu-se que o estudo é o melhor caminho para a realização profissional, e, nesse caso, o programa oferece, além do estudo, oportunidades de emprego. 

Quais são os principais benefícios do programa? 

Além das vantagens citadas anteriormente, que já fazem da iniciativa uma opção interessante e vantajosa para os estudantes, há outros benefícios em se tornar um Aprendiz: 

  • vale-transporte;
  • 13.º salário; 
  • férias remuneradas; 
  • recolhimento de 2% do FGTS; 
  • certificação de estudos.

Desse modo, embora não seja um vínculo empregatício tradicional, pois o contrato tem duração de até 2 anos, os benefícios são semelhantes aos de colaboradores com carteira assinada. 

Se interessou por todas as vantagens? Encontre uma unidade do CIEE próxima a você e se inscreva!

Leia também...

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo