Uma comunicação assertiva é essencial para quem busca sucesso profissional, pois ela é uma capacidade que demonstra o nível de inteligência social de uma pessoa. Ela mede a capacidade de se relacionar com outras pessoas e conquistar a colaboração delas, algo essencial no âmbito profissional.
Quem possui uma comunicação assertiva consegue passar informações com clareza, dinamismo e respeito, garantindo que a pessoa receba o retorno esperado, criando um canal aberto, que permite o diálogo entre as partes e maior intercolaboração.
Para saber como ter uma comunicação assertiva, é preciso entender quais são as características deste comunicador. Veja quais são os principais:
Exercer inteligência emocional
Quando for passar alguma informação, seja claro, mas também, ouça atentamente e de forma calma o que o outro está falando, deixando de lado suas emoções, pois elas podem ser sabotadores no momento.
Ficar atento aos gestos
Algo que ninguém percebe, mas que é essencial, são os gestos. Fique atento aos movimentos que você faz, pois eles devem combinar com sua postura e com a informação que você está querendo transmitir.
Executar o que você discursa
Não adianta apenas falar conselhos para os outros, quando nem você mesmo os segue. As pessoas aprendem através de exemplos e, é por isso, que a comunicação assertiva e a postura profissional caminham lado a lado.
Respeito
Palavra tão pequena e tão essencial. Precisamos ter respeito por tudo, especialmente com seu público. Tome cuidado com piadas impróprias, observações e comentários preconceituosos, racistas, machistas e assim por diante. Isso evita um desconforto com sua plateia e também, evita ruídos, conflitos, desentendimentos e agressividade desnecessária.
Trazer a solução para situações dificultosas
Um profissional que usa da assertividade para chegar a uma conclusão com relação a um problema, garante um bom relacionamento interpessoal entre todos da empresa, mais motivação, um ambiente onde todos se sentem confortáveis para expor ideias e ainda, reduz conflitos entre equipes.
Dicas para exercitar a comunicação assertiva
Veja algumas dicas para começar a exercitar suas habilidades:
Aprenda a entender o outro
Observe o modo como as pessoas que estão a sua volta se comunicam e se portam. Dessa forma, você entenderá como abordá-las, demonstrando respeito e facilitando a troca de informações. Perceba cada pessoa e sinta sua personalidade.
Escute na essência
Sabia que cerca de 55% da comunicação humana é feita de forma não verbal? Pois é, isso significa que os gestos, olhares e posturas corporais são extremamente importantes. Fique atento a esses detalhes e saiba se portar de forma adequada dentro do seu ambiente.
Acerte o momento
Saiba identificar o momento e o local adequado para abordar um determinado assunto. Embora o que você tenha a dizer seja importante, é essencial você saber a hora certa de falar. Muitas vezes, por falta de sensibilidade, acabamos nos comprometendo e comprometendo outras pessoas, o que é algo extremamente desconfortável.
Tenha embasamento
Conhecimento técnico, boas leituras e domínio da língua falada são fatores que conferem embasamento e maior capacidade de argumentação e diálogo, o que fortalece a comunicação assertiva.
Caso você seja pego desprevenido, seja humilde e claro. Quando não souber algo, informe que não possui tal conhecimento e que irá estudar sobre o assunto em outro momento. Caso o ouvinte saiba mais sobre o tema, aproveite o momento para conquistar mais aprendizado.
Esteja em constante evolução
Trabalhe diariamente para manter sua capacidade de comunicação. Dessa forma, você conseguirá alcançar bons resultados e ainda, garante o andamento de suas relações interpessoais.
Desde cedo, busque conhecimento para obter sucesso em sua carreira. Através de experiências e conteúdos, você pode aprender e desenvolver habilidades, antes desconhecidas. O CIEE/PR possui diversos cursos que podem te ajudar nesse processo de crescimento profissional, fazendo com que você tenha mais segurança e embasamento para participar de processos seletivos e, até mesmo, vencer desafios pessoais. E para continuar por dentro de todas as novidades, acompanhe nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube, Twitter e LinkedIn.