Como ter uma comunicação assertiva no mundo do trabalho

Uma comunicação assertiva é essencial para quem busca sucesso profissional, pois ela é uma capacidade que demonstra o nível de inteligência social de uma pessoa. Ela mede a capacidade de se relacionar com outras pessoas e conquistar a colaboração delas, algo essencial no âmbito profissional.

Quem possui uma comunicação assertiva consegue passar informações com clareza, dinamismo e respeito, garantindo que a pessoa receba o retorno esperado, criando um canal aberto, que permite o diálogo entre as partes e maior intercolaboração. 

Para saber como ter uma comunicação assertiva, é preciso entender quais são as características deste comunicador. Veja quais são os principais: 

 

Exercer inteligência emocional 

Quando for passar alguma informação, seja claro, mas também, ouça atentamente e de forma calma o que o outro está falando, deixando de lado suas emoções, pois elas podem ser sabotadores no momento. 

Ficar atento aos gestos 

Algo que ninguém percebe, mas que é essencial, são os gestos. Fique atento aos movimentos que você faz, pois eles devem combinar com sua postura e com a informação que você está querendo transmitir. 

Executar o que você discursa 

Não adianta apenas falar conselhos para os outros, quando nem você mesmo os segue. As pessoas aprendem através de exemplos e, é por isso, que a comunicação assertiva e a postura profissional caminham lado a lado. 

Respeito

Palavra tão pequena e tão essencial. Precisamos ter respeito por tudo, especialmente com seu público. Tome cuidado com piadas impróprias, observações e comentários preconceituosos, racistas, machistas e assim por diante. Isso evita um desconforto com sua plateia e também, evita ruídos, conflitos, desentendimentos e agressividade desnecessária. 

Trazer a solução para situações dificultosas 

Um profissional que usa da assertividade para chegar a uma conclusão com relação a um problema, garante um bom relacionamento interpessoal entre todos da empresa, mais motivação, um ambiente onde todos se sentem confortáveis para expor ideias e ainda, reduz conflitos entre equipes. 

 

Dicas para exercitar a comunicação assertiva 

Veja algumas dicas para começar a exercitar suas habilidades: 

Aprenda a entender o outro 

Observe o modo como as pessoas que estão a sua volta se comunicam e se portam. Dessa forma, você entenderá como abordá-las, demonstrando respeito e facilitando a troca de informações. Perceba cada pessoa e sinta sua personalidade. 

Escute na essência 

Sabia que cerca de 55% da comunicação humana é feita de forma não verbal? Pois é, isso significa que os gestos, olhares e posturas corporais são extremamente importantes. Fique atento a esses detalhes e saiba se portar de forma adequada dentro do seu ambiente. 

Acerte o momento 

Saiba identificar o momento e o local adequado para abordar um determinado assunto. Embora o que você tenha a dizer seja importante, é essencial você saber a hora certa de falar. Muitas vezes, por falta de sensibilidade, acabamos nos comprometendo e comprometendo outras pessoas, o que é algo extremamente desconfortável. 

Tenha embasamento 

Conhecimento técnico, boas leituras e domínio da língua falada são fatores que conferem embasamento e maior capacidade de argumentação e diálogo, o que fortalece a comunicação assertiva. 

Caso você seja pego desprevenido, seja humilde e claro. Quando não souber algo, informe que não possui tal conhecimento e que irá estudar sobre o assunto em outro momento. Caso o ouvinte saiba mais sobre o tema, aproveite o momento para conquistar mais aprendizado. 

Esteja em constante evolução

Trabalhe diariamente para manter sua capacidade de comunicação. Dessa forma, você conseguirá alcançar bons resultados e ainda, garante o andamento de suas relações interpessoais. 

Desde cedo, busque conhecimento para obter sucesso em sua carreira. Através de experiências e conteúdos, você pode aprender e desenvolver habilidades, antes desconhecidas. O CIEE/PR possui diversos cursos que podem te ajudar nesse processo de crescimento profissional, fazendo com que você tenha mais segurança e embasamento para participar de processos seletivos e, até mesmo, vencer desafios pessoais. E para continuar por dentro de todas as novidades, acompanhe nossas redes sociais: InstagramFacebook, YouTube, Twitter e LinkedIn

Leia também...

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo