Como trabalhar a diversidade racial no ambiente de trabalho

A diversidade racial é uma das características do nosso País. Mas, o preconceito e o racismo estrutural ainda impedem que negros tenham, por exemplo, oportunidades iguais de trabalho. Por isso, as empresas têm voltado sua atenção para esse assunto, de modo a corrigir a desigualdade histórica existente e de promover um ambiente onde sejam estimuladas condições de desenvolvimento correspondentes. 

Com a pandemia essa pauta se tornou ainda mais importante. Um levantamento realizado pela Organização Internacional do Trabalho e pelo IBGE, aponta que homens e mulheres negros – já historicamente afetados por crises econômicas – serão novamente os mais vulneráveis no momento atual. Portanto, trabalhar a diversidade racial é muito mais que uma questão ética e de igualdade, é uma demanda imprescindível para que os negócios se alinhem às necessidades sociais.

Mudança cultural no ambiente corporativo

Uma transformação na cultura da empresa começa quando se dá prioridade à igualdade, criando ações específicas para inclusão e advertindo atitudes que vão contra isso. Muitas frentes podem ser desenvolvidas, entre elas:

  • Programas estratégicos antirracismo
  • Desenvolvimento específico para talentos negros
  • Comunicação inclusiva
  • Criação de grupos de afinidade
  • Cobranças de toda rede envolvida com a organização

A diversidade é um incentivo à inovação

Se as personalidades, habilidades e características das pessoas que compõem uma equipe forem distintas, mais apta essa equipe estará para inovar.  Em um ambiente inclusivo as pessoas se sentem mais engajadas e capazes de agregar percepções únicas.

Esse comprometimento gera valorização e retenção

Um ambiente de trabalho que se compromete com a diversidade racial tende a ter colaboradores mais envolvidos em suas funções, resultando em maior produtividade, já que estão em um lugar que apoia o que acreditam.  Empresas comprometidas com essa questão tendem, inclusive, a reter mais talentos e a aumentar a possibilidade de reconhecer mais profissionais promissores.

Equipe satisfeita resulta em sucesso 

Quando a equipe se sente capaz de inovar, sabe que tem um ambiente propício ao desenvolvimento profissional e que os valores da empresa estão em sintonia, a consequência direta é o aumento da produtividade interna e do sucesso. Inclusive, a empresa tende a buscar que toda a sua rede produtiva também seja comprometida com os mesmos valores, conquistando melhores contratos e assim por diante.

É importante ressaltar que o Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12.288/2010) apresenta o dever estatal de garantir a igualdade de oportunidades por meio de políticas públicas, ações afirmativas, eliminação de obstáculos históricos, estímulo a iniciativas de igualdade e promoção de ajustes normativos para combater a discriminação étnica.

 

Fontes consultadas:

https://exame.com/carreira/mercado-de-trabalho-acorda-para-a-importancia-da-diversidade/

http://www.tst.jus.br/-/especial-discrimina%C3%A7%C3%A3o-racial-no-ambiente-de-trabalho

https://kenoby.com/blog/diversidade-no-ambiente-de-trabalho/

https://blog.convenia.com.br/diversidade-racial/

Leia também...

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo