Confira as melhores playlists para estudantes aumentarem a produtividade

jovem_estudando_ouvindo_musica

Entenda como a música pode ajudar na concentração enquanto você estuda e veja dicas de playlists para aumentar sua produtividade.

A música nasceu com o propósito de trazer bem-estar pessoal e social, por isso, cada pessoa se beneficia de diferentes canções da forma que preferir. Nós sabemos que o nosso cérebro reage naturalmente aos estímulos auditivo-musicais e ouvir um determinado tipo de som durante o estudo nos ajuda a nos concentrar, da mesma forma que alguns ruídos nos incomodam.

Confira a seguir as vantagens da música para ajudar no foco e concentração. Veja, ainda, dicas de playlists para aumentar a produtividade. 

 

As vantagens da música para concentração

Ouvir música enquanto estudamos realmente ajuda a nos concentrarmos. Isso porque a música tem efeitos calmantes no cérebro que permitem maior concentração, foco e atenção. 

Ainda, estudar com uma música ao fundo pode ajudar na habilidade de memorização e criatividade. 

Uma dica interessante é optar por músicas apenas com sons, pois, ao escutar uma música com letra, o cérebro se concentra mais em repetir as palavras, mesmo que involuntariamente, tirando assim o tempo dos estudos. Por isso, prefira músicas clássicas, instrumentais ou eletrônicas. 

 

Como escolher músicas para estudar

É importante lembrar que a escolha da música deve ser feita com cuidado. Não é apenas colocar sua música favorita ao fundo na hora dos estudos. A música ideal para ajudar na concentração será sempre algo individual, mas seguem abaixo algumas dicas para acertar na hora de escolher.

  • Opte por músicas clássicas. Elas são pacíficas e harmoniosas, sendo uma das melhores opções para ouvir enquanto você estuda.
  • Coloque música instrumental ambiente, pois ela é relaxante e causa um efeito positivo no cérebro.
  • Ouça os sons da natureza, como chuva, ondas do mar ou selva durante o período de estudos.
  • Coloque a música em um volume moderado, não muito alto nem muito baixo.
  • Escolha as músicas com antecedência e crie sua própria playlist.
  • Não ouça rádios e podcasts com pessoas conversando.  

Dicas de playlists para estudantes 

Para estudar ouvindo música, você pode colocar um fone de ouvido ou ficar em um ambiente tranquilo para apreciar o som. Aliás, essas músicas também são muito úteis se você quiser relaxar depois de um dia de trabalho. 

Confira dicas de playlists para estudantes aumentarem a produtividade em diferentes serviços. 

Spotify

YouTube

Aproveite o seu descanso

Aproveitar o descanso também ajuda na concentração. E, é claro, se for com música, melhor ainda. 

Quando você terminar de estudar ou durante as férias, é hora de ouvir aquela música que você ama, com o volume que você gosta e aproveitar muito. Também, você pode colocar músicas relaxantes para escutar enquanto dorme. 

Gostou desse conteúdo? Acompanhe nosso blog para conferir outras dicas de estudos, organização e concentração, além de notícias e novidades do CIEE/PR.

Leia também...

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo