Descobrindo todo potencial da relação entre empresas e instituições de ensino

Entenda qual a  importância da união entre empresas e instituições de ensino e veja dicas para facilitar a relação e parcerias entre ambas.

A proximidade entre empresas e instituições de ensino certamente pode trazer muitos benefícios para todas as partes envolvidas. Na verdade, podemos dizer que o mundo corporativo e o educacional estão intimamente ligados, já que se preocupam, por exemplo, com  inovação e criatividade. 

Entre as principais vantagens dessa união podemos citar:

  • Criação de produtos inovadores por meio de novos conhecimentos, tecnologias e ferramentas oferecidas por ambas.
  • Melhoria na produção científica, já que empresas privadas podem contribuir financeiramente com as instituições de ensino.
  • Gerenciamento de riscos econômicos para a empresa.
  • Melhor formação acadêmica.
  • Diferencial competitivo para alunos e empresas.
  • Promove o crescimento econômico no país.
  • Fomento da inovação e criatividade. 

Como abrir o diálogo entre instituições de ensino e empresas

É muito importante que empresas e instituições de ensino tenham um bom diálogo e parcerias que incentivem o desenvolvimento do aluno, da inovação e criatividade. Confira dicas para facilitar essa relação. 

Desafios profissionais

Ainda na academia, os alunos podem vivenciar e ter que lidar com alguns desafios profissionais. Para isso, tanto a instituição de ensino quanto as empresas podem fazer parcerias para que os alunos resolvam desafios profissionais como experimentos acadêmicos. 

Nesse processo, o aluno já terá uma ideia de como será o dia a dia em sua carreira após sua formação, além de ter a oportunidade de exercitar a capacidade de observação, criatividade e empatia. 

Ainda, os desafios profissionais também podem ser benéficos para os professores, já que essa é uma chance para se atualizar e observar novas tendências do mercado.

Projetos em conjunto

Outra forma de união entre empresas privadas e instituições de ensino pode-se dar pela criação de projetos em conjunto. 

Dessa forma, é possível unir a experiência e a vivência profissional dos líderes de organizações ao conhecimento teórico dos professores e à criatividade e inovação dos alunos. Assim, enquanto a universidade fica no campo teórico e hipotético, os alunos têm uma vivência real nas empresas com agilidade na resolução de problemas. 

Sendo assim, o aluno testemunha e aprende na prática como transcorre o dia a dia de uma empresa, ao mesmo tempo que a organização acaba tendo mais facilidade para reter talentos. 

Muitas universidades mantêm projetos de extensão, em parceria com empresas privadas, para proporcionar aos alunos a vivência real do mercado de trabalho, ainda durante a graduação.

Debates e incentivo ao empreendedorismo

Um levantamento feito pelo Grupo Globo, em 2022, apontou que 60% dos jovens das classes A, B e C com até 30 anos querem empreender e ter um negócio próprio no futuro. No entanto, uma das maiores dificuldades para o jovem empreendedor é a gestão de pessoas e gestão financeira do negócio. 

Por isso, a relação entre o mercado de trabalho e o sistema de ensino é muito importante. Isso porque, o aluno pode ter uma visão mais ampla sobre empreendedorismo ainda enquanto estuda. 

Os professores podem ensinar a teoria de diversos temas, mas as empresas têm a vivência real e ensinam sobre assuntos e situações de forma prática. Para isso, as empresas podem, além de oferecer estágios, participar de ações como debates, workshops, palestras e oficinas dos seguintes assuntos:

  • empreendedorismo;
  • gestão de pessoas e finanças;
  • plano de negócios;
  • regulamentação de uma empresa;
  • impostos e regimes tributários;
  • marketing e comunicação;
  • vendas;
  • inovação;
  • controle financeiro. 

Se você gostou desse conteúdo, aproveite e acesse o nosso blog para conferir outros assuntos importantes do mercado de trabalho, notícias e novidades do CIEE/PR.

Fontes consultadas:

https://g1.globo.com/economia/pme/noticia/2021/06/23/60percent-dos-jovens-com-ate-30-anos-querem-ser-empreendedores-mostra-levantamento.ghtml

https://portal.ciee.org.br/instituicoes-de-ensino/descobrindo-todo-potencial-da-relacao-entre-empresas-e-instituicoes-de-ensino/

https://endeavor.org.br/ambiente/5-desafios-empreendedores-pesquisa/

https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/especial-publicitario/uniube/educacao-superior-em-foco/noticia/2020/06/29/parcerias-universidadesempresas-beneficiam-formacao-profissional-de-alunos.ghtml

Leia também...

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo