Como desenvolver um estagiário a partir das melhores práticas da sua empresa

Geralmente o estagiário é um profissional que se encontra no início de sua carreira profissional, por isso, transmitir-lhe as melhores práticas do ambiente de trabalho pode ser simples e efetivo. Com essa atitude, além de conquistar um embaixador, a empresa também forma um profissional ainda mais qualificado para o mercado de trabalho.

Confira algumas dicas!

Contrate estagiários da área de atuação da sua empresa

Contratar profissionais que estão se desenvolvendo na mesma área de atuação da sua empresa faz com que a organização se mostre flexível e atualizada. Isso porque, a formação do estudante se complementa com a experiência adquirida no trabalho e ambos podem crescer ainda mais.

Além disso, o empregador mostra que valoriza a área em que atua, o desenvolvimento de novos trabalhadores e a transmissão de valores, boas práticas e processos. Já o estagiário conquista mais conhecimento e, a longo prazo, pode se tornar um embaixador de boas práticas da empresa.

Valorize o profissional contratado

A Lei do Estágio prevê que o funcionário tenha a oportunidade de desenvolver conteúdos vistos em sala de aula, na prática. Por isso, é de extrema importância que as empresas que optam por esse modelo de contratação estejam dispostas a valorizar e desenvolver esses profissionais. Para isso, boas práticas podem ajudar:

– Respeite o horário de trabalho do estagiário. Afinal, ele está no início de sua carreira profissional e vive uma dupla jornada, de estudos e trabalho;

– Não delegue atividades de outras áreas. É importante que o funcionário desenvolva atividades compatíveis com sua área de estudo;

– Ofereça feedbacks constantes para o estagiário. Dessa forma, ele aprende mais e desenvolve os processos de maneira assertiva;

– Mostre que a empresa se preocupa com o bem-estar e o desenvolvimento do estagiário. Assim, ele se sente parte da equipe e tem potencial de fazer ainda mais pela empresa;

Desenvolva um plano de carreira

O objetivo de todo estagiário é desenvolver habilidades relacionadas à sua área para, ao fim da sua jornada de estudos, estar bem preparado para o mercado de trabalho. Por isso, se a sua empresa tiver condições, vale a pena desenvolver um plano de carreira para os estagiários.

Com essa ação, o profissional tem a oportunidade de aprender mais sobre os processos relacionados à sua área e a empresa. Além disso, vale a pena pensar se o estagiário tem a oportunidade de ser efetivado ao fim do seu contrato e informá-lo sobre essa perspectiva.

Para continuar por dentro de novidades, acompanhe a gente nas redes sociais: Instagram e Facebook.

Leia também...

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo