Diversidade e Inclusão no Mundo Corporativo

Entenda a importância da pluralidade dentro das organizações e como promover a inclusão.

 

Vivemos em um mundo cada vez mais multicultural e diverso e, em decorrência desse processo de transformação, as empresas também devem incluir essa pluralidade em seu quadro de funcionários. Para o mundo corporativo, as vantagens de considerar a diversidade e a inclusão como valores vão desde a responsabilidade social até um diferencial competitivo frente aos concorrentes. 

Um estudo feito pelo LinkedIn apontou que 88% dos clientes preferem fazer negócios com empresas que possuem uma equipe de vendas mais diversa. Ou seja, a diversidade em uma organização oferece vantagem competitiva no mercado.  

Outros benefícios da inclusão no mundo corporativo também incluem:

  • Mais inovação por meio de maior criatividade.
  • Maior sucesso na abertura de novos negócios ou mercados.
  • Atratividade para as novas gerações, cada vez mais heterogêneas.
  • Maior resposta às necessidades cada vez mais heterogêneas dos clientes.
  • Mix de habilidades. 

Qual a diferença entre diversidade e inclusão?

Diversidade e inclusão estão intimamente ligadas: onde há diversidade, há necessidade de inclusão. 

De forma simples, “diversidade” são todas as diferenças entre as pessoas, como: idade, etnia, sexo, gênero, orientação sexual, aparência física, deficiência, religião, posição social, crença política, nível cultural, modos de vida, entre outras. 

O termo foi adotado na década de 1980, nos Estados Unidos,  quando se percebeu que a sociedade estava mudando e que, nos anos seguintes, seria cada vez mais diversa. 

Já a “inclusão” significa criar todas as condições necessárias para que cada pessoa se sinta ouvida, apoiada e em condições de expressar o seu valor. 

Ou seja, diversidade é quando há representatividade de pessoas diferentes no mundo corporativo. Inclusão é quando todas elas são ouvidas de forma igualitária. 

Como promover a inclusão no mundo corporativo

Ter uma empresa diversa e com representatividade de diferentes grupos sociais é muito importante, mas eles precisam ter voz na organização. 

Um estudo promovido pela Korn Ferry, empresa global de consultoria organizacional, apontou que, em 2021, 85% das empresas aceleraram seus esforços no Brasil para promover diversidade nas organizações. No entanto, apenas 14% avaliam que seus esforços estão sendo realmente efetivos. 

Portanto, para melhorar a inclusão nas organizações, precisamos reconhecer as diferenças e entender o valor da diversidade. Para isso, veja algumas dicas de ações para incentivar a inclusão dentro do ambiente corporativo:

  • Promover liderança inclusiva e diversa: ajuda a criar um ambiente mais igualitário e inclusivo.
  • Cuidado com a comunicação corporativa interna: deve ser inclusiva com imagens e textos, além de fazer uso dos pronomes corretos e preferidos de cada pessoa.
  • Incluir agentes de mudança em diferentes processos: manter pessoas de diferentes minorias em variados processos ajuda a empresa a ter  diferentes perspectivas, e também a melhorar suas políticas de inclusão e a detectar preconceitos.
  • Crie um ambiente seguro, empático e de confiança: considere todos os contextos e origens dos colaboradores e possíveis candidatos; faça com que eles se sintam representados e confortáveis ​​na hora de mostrar sua verdadeira personalidade.
  • Dê voz a novos programas de inclusão: incentive os colaboradores a dar vida a projetos que promovam a inclusão; muitas vezes, eles têm excelentes ideias, mas lhe falta a oportunidade.

Gostou desse conteúdo? Então aproveite e acesse o nosso blog para conferir outros assuntos importantes do mercado de trabalho, notícias e novidades do CIEE/PR. 

Também acompanhe as informações por meio de nossas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e canal no YouTube.

Fontes consultadas:

https://www.terra.com.br/nos/85-das-empresas-aceleram-diversidade-mas-so-14-reconhecem-esforcos-efetivos,e971cb9de910c39c095b49b241bcc665txihta9m.html

https://business.linkedin.com/content/dam/me/business/pt-br/sales-solutions/resources/pdfs/o-cenario-de-vendas-no-brasil-edicao-2021.pdf

https://brasil.un.org/pt-br/157418-oit-empresas-estao-atentas-diversidade-mas-inclusao-ainda-e-desafio-no-mundo-corporativo

https://portal.ciee.org.br/institucional/diversidade-e-inclusao-no-mundo-corporativo/

Leia também...

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo