Conheça mulheres que fizeram história na TI, além de projetos gratuitos que as incentivam a entrar na área da programação
O setor da tecnologia da informação é um dos que mais cresceu nos últimos anos. Mesmo em meio às recentes crises econômicas, o setor cresceu 670% só em 2020, e estima-se que a procura por profissionais de TI será de 420 mil pessoas até 2024. No entanto, as mulheres representam apenas 12% deste mercado, segundo pesquisa feita pela Rocketseat.
A boa notícia é que esse cenário está mudando e as mulheres vêm conquistando cada vez mais espaço, inclusive na área de tecnologia e programação.
As mulheres no mundo da programação
A história nos prova como as mulheres são essenciais para a tecnologia. Há décadas, elas vêm mudando o mundo com a programação. Algumas de maior destaque no setor são:
- Ada Lovelace – desenvolveu o que seria o primeiro software, em 1843. É considerada a primeira programadora da história.
- Mary Allen Wilkes – uma das principais participantes do LINC, projeto que levou à criação do primeiro computador pessoal.
- Grace Murray Hopper – ajudou a desenvolver o Eniac, um dos primeiros computadores digitais. Também trabalhou no projeto do Cobol, a linguagem de programação independente que ainda hoje é usada em aplicativos de software bancários.
- Hedy Lamarr – considerada a mãe do wireless, ajudou a desenvolver um sistema de orientação remota para torpedos e outro de modulação para codificação de informações.
- Bárbara Liskov – é considerada uma verdadeira pioneira da TI. Ele inventou o Clu, uma linguagem de programação que ajudou a lançar as bases para a programação.
Iniciativas de mulheres programadoras
Ainda que os homens permaneçam dominando o mercado de programação, existem diversas iniciativas femininas que visam empoderar as mulheres para que entrem no mundo da tecnologia.
Conheça alguns dos projetos que buscam estimular as mulheres a se formarem em áreas da tecnologia, e assim, entrar no mercado da programação.
Minas Programam
O Minas Programam é uma iniciativa que existe desde 2015, criada por três mulheres que buscam desconstruir estereótipos de gênero e raça nas áreas de ciências, tecnologia e computação. O projeto é formado 100% por mulheres e oferece o curso Introdução à Programação do Minas Programam, totalmente gratuito para mulheres entre 14 e 24 anos.
{reprograma}
O {reprograma} é um projeto de impacto social focado em ensinar programação para mulheres cis e trans. Ele é gratuito, formado apenas por mulheres e voltado a pessoas de vulnerabilidade social. Já formou mais de 700 programadoras e tem parceria com empresas renomadas como Nubank, Mercado Livre e Microsoft. Para isso, são oferecidos cursos gratuitos, presenciais e on-line em todo o Brasil.
AfroPython
Já o AfroPython é um projeto criado para empoderar e dar mais visibilidade para pessoas negras, incluindo mulheres. O projeto é composto por voluntários profissionais de TI, Marketing e Comunicação. São promovidas ações e eventos de qualificação na área de TI, mais especificamente, programação.
Gostou de conhecer esses projetos? Então acesse o nosso blog para conferir outros assuntos importantes do mercado de trabalho, notícias e novidades do CIEE/PR.
Fontes consultadas:
https://www.istoedinheiro.com.br/emprego-vagas-em-tecnologia-crescem-670-em-2020/