Entenda como as mulheres mudaram e seguem impactando o mundo da programação

Conheça mulheres que fizeram história na TI, além de projetos gratuitos que as incentivam a entrar na área da programação

O setor da tecnologia da informação é um dos que mais cresceu nos últimos anos. Mesmo em meio às recentes crises econômicas, o setor cresceu 670% só em 2020, e estima-se que a procura por profissionais de TI será de 420 mil pessoas até 2024. No entanto, as mulheres representam apenas 12% deste mercado, segundo pesquisa feita pela Rocketseat.

A boa notícia é que esse cenário está mudando e as mulheres vêm conquistando cada vez mais espaço, inclusive na área de tecnologia e programação. 

As mulheres no mundo da programação

A história nos prova como as mulheres são essenciais para a tecnologia. Há décadas, elas vêm mudando o mundo com a programação. Algumas de maior destaque no setor são:

  • Ada Lovelace – desenvolveu o que seria o primeiro software, em 1843. É considerada a primeira programadora da história.
  • Mary Allen Wilkes – uma das principais participantes do LINC, projeto que levou à criação do primeiro computador pessoal.
  • Grace Murray Hopper – ajudou a desenvolver o Eniac, um dos primeiros computadores digitais. Também trabalhou no projeto do Cobol, a linguagem de programação independente que ainda hoje é usada em aplicativos de software bancários.
  • Hedy Lamarr – considerada a mãe do wireless, ajudou a desenvolver um sistema de orientação remota para torpedos e outro de modulação para codificação de informações.
  • Bárbara Liskov – é considerada uma verdadeira pioneira da TI. Ele inventou o Clu, uma linguagem de programação que ajudou a lançar as bases para a programação. 

Iniciativas de mulheres programadoras

Ainda que os homens permaneçam dominando o mercado de programação, existem diversas iniciativas femininas que visam empoderar as mulheres para que entrem no mundo da tecnologia.

Conheça alguns dos projetos que buscam estimular as mulheres a se formarem em áreas da tecnologia, e assim, entrar no mercado da programação.  

Minas Programam

O Minas Programam é uma iniciativa que existe desde 2015, criada por três mulheres que buscam desconstruir estereótipos de gênero e raça nas áreas de ciências, tecnologia e computação. O projeto é formado 100% por mulheres e oferece o curso Introdução à Programação do Minas Programam, totalmente gratuito para mulheres entre 14 e 24 anos. 

{reprograma}

O {reprograma} é um projeto de impacto social focado em ensinar programação para mulheres cis e trans. Ele é gratuito, formado apenas por mulheres e voltado a pessoas de vulnerabilidade social. Já formou mais de 700 programadoras e tem parceria com empresas renomadas como Nubank, Mercado Livre e Microsoft. Para isso, são oferecidos cursos gratuitos, presenciais e on-line em todo o Brasil. 

AfroPython

Já o AfroPython é um projeto criado para empoderar e dar mais visibilidade para pessoas negras, incluindo mulheres. O projeto é composto por voluntários profissionais de TI, Marketing e Comunicação. São promovidas ações e eventos de qualificação na área de TI, mais especificamente, programação. 

Gostou de conhecer esses projetos? Então acesse o nosso blog para conferir outros assuntos importantes do mercado de trabalho, notícias e novidades do CIEE/PR.

Fontes consultadas:

https://www.istoedinheiro.com.br/emprego-vagas-em-tecnologia-crescem-670-em-2020/ 

https://g1.globo.com/go/goias/especial-publicitario/colegio-integrado/o-futuro-e-integrado/noticia/2021/01/13/procura-por-profissionais-de-ti-sera-de-420-mil-pessoas-ate-2024-e-o-brasil-forma-apenas-46-mil-por-ano.ghtml 

Leia também...

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo