Ginástica laboral: conheça os principais benefícios para a saúde

Entenda o que é ginástica laboral, quem pode praticar, sua importância e os benefícios de praticar atividade física diariamente.

Estudos comprovam que passar muitas horas sentado é prejudicial à saúde. Por isso, é preciso melhorar a postura e reduzir os problemas, e fazer ginástica laboral é uma das indicações para um desenvolvimento mais saudável. 

Pesquisa feita no Reino Unido apontou que mais de 80% das pessoas que trabalharam em casa durante a pandemia sentiram dor nas costas, pescoço ou ombros. Esses dados reforçam o quanto é importante incluir a ginástica laboral na sua rotina. 

Confira o artigo para entender o que é ginástica laboral, quem pode praticar e seus benefícios para a saúde.

O que é ginástica laboral?

Ginástica laboral são exercícios simples para evitar aquelas dores incômodas causadas pela má postura, como nas costas e no pescoço. Os exercícios ajudam a manter os músculos do corpo em treinamento. Além disso, servem para evitar doenças ocupacionais e o surgimento de dores e lesões, assim como o estresse e melhorar a concentração. 

A ginástica laboral é realizada no trabalho, ou em home office, e tem curta duração. Você pode fazer movimentos que duram entre 10 e 20 minutos. Durante os exercícios são utilizadas técnicas de respiração, alongamento e correção de postura.  

Tipos de ginástica laboral

Existem diversos tipos e modalidades de ginástica laboral:

  • Ginástica preventiva – é feita antes de qualquer necessidade médica. O objetivo é melhorar a resistência cardiovascular e respiratória, além do condicionamento físico, flexibilidade, coordenação e resistência.
  • Ginástica corretiva – visa equilibrar algum efeito negativo do trabalho, por exemplo, quem trabalha muito tempo sentado precisa melhorar sua flexibilidade e alongamento.
  • Ginástica preparatória – é feita antes de começar o trabalho, para preparar os colaboradores. O objetivo é alongar os músculos e aumentar a circulação sanguínea.
  • Ginástica compensatória – é feita durante uma pequena pausa no meio do expediente, para interromper a monotonia e compensar por trabalhos repetitivos. O objetivo é alongar, melhorar a postura e a respiração.
  • Ginástica de relaxamento – é feita no fim da jornada de trabalho e pretende proporcionar o relaxamento para elevar o descanso e bem-estar. 

Quem pode praticar ginástica laboral?

A prática de uma atividade física no ambiente de trabalho é indicada para todos os trabalhadores, independentemente de sua função ou idade. É ideal para quem faz um trabalho que exige esforço mental, físico ou repetitivo, seja em atividades com pouca movimentação ou carregando peso em grande parte do expediente. 

Os benefícios para a saúde mental e física são muitos, por isso, a prática da ginástica laboral é recomendada inclusive para pessoas em home office. Ao trabalhar em casa, o colaborador tende a ficar mais à vontade e se preocupar menos com a postura. 

Qual a importância da ginástica laboral?

A ginástica laboral também pode fazer toda a diferença mesmo nos micro movimentos posturais que uma pessoa realiza.

Por exemplo, quando o colaborador fica sentado por muitas horas, é importante endireitar a postura, contrair os músculos abdominais, levantar os calcanhares para cima e para baixo, enquanto mantém os dedos dos pés no chão para mover os tornozelos e permitir a circulação na parte inferior das pernas.

Quais os benefícios da ginástica laboral?

O exercício físico correto, e realizado todos os dias, desempenha um papel  dominante no bem-estar dos trabalhadores. Um dos principais efeitos da ginástica laboral é a prevenção de doenças posturais. 

Segundo dados da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, somente em 2019, quase 40 mil trabalhadores pediram afastamento do trabalho por conta da LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho). Nesses casos, a ginástica laboral é uma forte aliada no combate a esses problemas. 

Os exercícios da ginástica laboral também oferecem outros benefícios como:

  • Aumenta a qualidade de vida dos trabalhadores.
  • Otimiza a rotina de trabalho.
  • Minimiza a sensação de cansaço e fadiga no final do dia.
  • Aumenta a sensação de bem-estar.
  • Diminui riscos de acidentes de trabalho.
  • Ajuda a aumentar o foco, a concentração e a disposição.
  • Aumenta a produtividade e o desempenho.
  • Diminui os índices de fraqueza, instabilidade e redução da resistência da coluna.
  • Ajuda a melhorar a saúde mental e física. 

A ginástica laboral é essencial para aumentar a qualidade de vida no trabalho. Para outras dicas, acesse o nosso blog e confira também conteúdos sobre o mercado de trabalho, notícias e novidades do CIEE/PR. 

Fontes consultadas:

https://www.cnnbrasil.com.br/saude/80-dos-que-fizeram-home-office-sentiram-dores-exercicios-aliviam-impactos/

https://www.gov.br/fundacentro/pt-br/comunicacao/noticias/noticias/2020/3/a

https://beecorp.com.br/ginastica-laboral

Leia também...

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo