Conheça três métodos que ajudam a melhorar seu rendimento nos estudos e saiba como colocá-los em prática.
Manter o foco e dar o seu melhor durante as horas de estudo é essencial para melhorar o desempenho. Porém, nem sempre conseguimos ficar totalmente concentrados o tempo todo. Assim, encontrar um método de estudo apropriado permite que você leve sua eficiência a um nível mais alto. Portanto, é preciso usar métodos de estudos que ajudam com a organização, otimização do tempo e melhora do rendimento.
Para ajudar, confira três métodos de estudos que todo estudante deveria conhecer. Vamos lá?
1. Método Pomodoro
O método Pomodoro, também conhecido como Técnica Pomodoro ou Método Harvard, é uma das técnicas mais conhecidas para aumentar a concentração durante o estudo.
Ele leva o nome dos timers em forma de tomate usados na cozinha e foi inventado na segunda metade dos anos 80, por Francesco Cirillo, desenvolvedor de software e empresário digital. Assim, o Método Pomodoro consiste em cinco passos simples:
- Escolha a atividade.
- Defina o cronômetro para 25 minutos.
- Concentre-se nessa atividade por esse tempo, evitando distrações.
- Passados os 25 minutos, é necessário parar o que estiver fazendo para uma pausa de 5 minutos. Esse é o momento certo, por exemplo, para se alongar, ir ao banheiro ou encher o copo com água.
- Volte para a atividade por mais 25 minutos.
É recomendável que, após quatro ciclos, o aluno faça uma pausa mais longa de 15 a 30 minutos.
Essa técnica é excelente para a concentração porque durante o período de 25 minutos a concentração atingirá os níveis mais altos.
2. Mapa mental
Trata-se de uma excelente ferramenta que permite compreender e memorizar a informação com mais agilidade. O mapa mental é um sistema de aprendizagem que utiliza a criatividade para estimular a memória.
Usar mapas mentais para estudar envolve criar uma conexão entre a mente e a representação gráfica dos pensamentos. As etapas desse método são:
- Pegue uma folha e material de papelaria, como canetas, lápis e borracha.
- Em letras maiúsculas, no centro da folha, escreva o título do tópico.
- A partir do centro, comece a desenhar os ramos. Neles, coloque as palavras-chave de alguns tópicos, imagens ou outras representações que facilitam o entendimento daquele assunto.
- Faça as conexões necessárias.
- Após finalizar, observe o mapa e tente memorizar os tópicos.
Os mapas apostam na criatividade com o uso de cores, formas e palavras-chave para estimular a memória. Esse material é usado para extrair ideias da cabeça e transformá-las em algo visível e estruturado.
3. Autoexplicação
A autoexplicação é um método de estudo simples, mas muito eficaz. Ajuda na memorização, compreensão e assimilação de conteúdos. As etapas para esse estudo são as seguintes:
- Leia, ouça ou assista algo sobre o conteúdo que você está estudando.
- Grife, faça resumos e pesquise para esclarecer as suas dúvidas.
- Em frente a um espelho ou para si mesmo, explique todo o conteúdo que você aprendeu. Faça perguntas e responda para si mesmo.
- Caso você não saiba explicar corretamente, volte ao conteúdo e veja em que está errando.
- Repita o processo e faça a autoexplicação quantas vezes forem necessárias.
Ainda é possível pedir para alguém ouvir a sua explicação e fazer perguntas sobre o conteúdo para que, ao respondê-las, você o compreenda ainda mais. Aliás, esse método de estudo também ajuda o aluno a desenvolver habilidades de comunicação e oratória.
Gostou desse conteúdo? Acompanhe nosso blog para conferir outros assuntos importantes do mercado, dicas de estudos, organização e concentração, além de notícias e novidades do CIEE/PR.