Métodos de estudos que todo estudante deveria testar

Conheça três métodos que ajudam a melhorar seu rendimento nos estudos e saiba como colocá-los em prática.

Manter o foco e dar o seu melhor durante as horas de estudo é essencial para melhorar o desempenho. Porém, nem sempre conseguimos ficar totalmente concentrados o tempo todo. Assim, encontrar um método de estudo apropriado permite que você leve sua eficiência a um nível mais alto. Portanto, é preciso usar métodos de estudos que ajudam com a organização, otimização do tempo e melhora do rendimento. 

Para ajudar, confira três métodos de estudos que todo estudante deveria conhecer. Vamos lá?

 

1. Método Pomodoro

O método Pomodoro, também conhecido como Técnica Pomodoro ou Método Harvard, é uma das técnicas mais conhecidas para aumentar a concentração durante o estudo. 

Ele leva o nome dos timers em forma de tomate usados ​​na cozinha e foi inventado na segunda metade dos anos 80, por Francesco Cirillo, desenvolvedor de software e empresário digital. Assim, o Método Pomodoro consiste em cinco passos simples:

  1. Escolha a atividade.
  2. Defina o cronômetro para 25 minutos.
  3. Concentre-se nessa atividade por esse tempo, evitando distrações.
  4. Passados ​​os 25 minutos, é necessário parar o que estiver fazendo para uma pausa de 5 minutos. Esse é o momento certo, por exemplo, para se alongar, ir ao banheiro ou encher o copo com água.
  5. Volte para a atividade por mais 25 minutos. 

É recomendável que, após quatro ciclos, o aluno faça uma pausa mais longa de 15 a 30 minutos.

Essa técnica é excelente para a concentração porque durante o período de 25 minutos a concentração atingirá os níveis mais altos. 

 

2. Mapa mental

Trata-se de uma excelente ferramenta que permite compreender e memorizar a informação com mais agilidade. O mapa mental é um sistema de aprendizagem que utiliza a criatividade para estimular a memória.

Usar mapas mentais para estudar envolve criar uma conexão entre a mente e a representação gráfica dos pensamentos. As etapas desse método são:

  1. Pegue uma folha e material de papelaria, como canetas, lápis e borracha.
  2. Em letras maiúsculas, no centro da folha, escreva o título do tópico.
  3. A partir do centro, comece a desenhar os ramos. Neles, coloque as palavras-chave de alguns tópicos, imagens ou outras representações que facilitam o entendimento daquele assunto.
  4. Faça as conexões necessárias.
  5. Após finalizar, observe o mapa e tente memorizar os tópicos. 

Os mapas apostam na criatividade com o uso de cores, formas e palavras-chave para estimular a memória. Esse material é usado ​​para extrair ideias da cabeça e transformá-las em algo visível e estruturado.

 

3. Autoexplicação

A autoexplicação é um método de estudo simples, mas muito eficaz. Ajuda na memorização, compreensão e assimilação de conteúdos. As etapas para esse estudo são as seguintes:

  1. Leia, ouça ou assista algo sobre o conteúdo que você está estudando.
  2. Grife, faça resumos e pesquise para esclarecer as suas dúvidas.
  3. Em frente a um espelho ou para si mesmo, explique todo o conteúdo que você aprendeu. Faça perguntas e responda para si mesmo.
  4. Caso você não saiba explicar corretamente, volte ao conteúdo e veja em que está errando.
  5. Repita o processo e faça a autoexplicação quantas vezes forem necessárias. 

Ainda é possível pedir para alguém ouvir a sua explicação e fazer perguntas sobre o conteúdo para que, ao respondê-las, você o compreenda ainda mais. Aliás, esse método de estudo também ajuda o aluno a desenvolver habilidades de comunicação e oratória.

Gostou desse conteúdo? Acompanhe nosso blog para conferir outros assuntos importantes do mercado, dicas de estudos, organização e concentração, além de notícias e novidades do CIEE/PR. 

 

Leia também...

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo