O futuro do mundo do trabalho na era digital

As revoluções industriais transformaram fundamentalmente o modo como a sociedade se relaciona. A primeira revolução industrial foi marcada pela mecanização e o invento da máquina a vapor, a segunda pela produção em massa e eletricidade, a terceira pela computação e automação,  sendo que a quarta, a qual estamos inseridos atualmente, pela conectividade e estabelecimento da cultura digital. Ela é marcada pelos avanços tecnológicos e pelo digital, o que tem influenciado diretamente as relações das pessoas e suas profissões, transformado gradativamente o mundo do trabalho. 

Neste contexto, a forma como nos comunicamos, produzimos e trabalhamos são moldados de acordo com a realidade que rege a sociedade, sendo atualmente caracterizada por conceitos ligados às tecnologias digitais: robótica, big data, redes sociais e outros tantos termos já não se encontram tão distantes de nossa realidade. 

Muitos estudantes passam por um período de preocupação e ansiedade em relação às suas carreiras quando ainda estão dando os primeiros passos no mundo do trabalho, que hoje passa por rápidas mudanças devido ao momento histórico e cultural que vivemos. 

Em meio a tantas mudanças acontecendo de modo acelerado, é comum encontrar estudantes em dúvida sobre qual caminho seguir. Em um período repleto de mudanças e desafios é preciso suporte e orientação para encontrarem o seu caminho. Listamos algumas dicas para quem quer entender um pouco mais sobre como essas mudanças e o mundo do trabalho se relacionam:

Conexões e carreira

A Cultura Digital moldou novos rumos para o mundo do trabalho, onde as conexões e carreiras estão sendo pautadas pelo universo online. A colaboratividade e o network ultrapassaram os limites e continuam a se expandir em prol de novas relações entre as pessoas e suas profissões. 

Nativos Digitais

As novas gerações, por serem nativas digitais, encontram inúmeras possibilidades de inovar em suas carreiras. As redes sociais podem ser a nova vitrine dos candidatos, que ao fazerem um bom uso das ferramentas podem alavancar sua entrada no mundo do trabalho.

Criatividade e relações interpessoais

A criatividade e as boas relações interpessoais devem ser adaptadas em benefício dos estudantes que procuram uma oportunidade profissional, usando-as para aprender novas habilidades através de cursos, treinamentos e webinars que estão sendo amplamente difundidos e compartilhados via rede ou mesmo na hora de estabelecer contatos no meio de atuação através da internet. 

Investir em habilidades sociais e profissionais através do digital é uma grande oportunidade de carreira, especialmente na era em que nos encontramos, em que nossas relações são orientadas cada vez mais para as boas práticas de relações interpessoais e do bom uso das tecnologias. É importante se atentar ao uso crítico e responsável dessas ferramentas, focando-se no desenvolvimento de habilidades relacionadas. Com as mudanças tecnológicas e comportamentais, a Cultura Digital precisa ser um espaço onde os impactos sociais sejam positivos e o exercício da cidadania seja priorizado.

O CIEE/PR atua para promover a integração de estudantes ao mundo do trabalho por meio dos programas de estágio, aprendizagem, cursos livres e programas sociais. Acompanhe as novidades do CIEE/PR nas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube, Twitter e LinkedIn.

Fontes consultadas:

https://porvir.org/como-preparar-nossos-jovens-para-o-mercado-de-trabalho-do-futuro/

https://pensegrande.org.br/noticias/359/o-que-voce-precisa-saber-sobre-a-competencia-cultura-digital-no-novo-ensino-medio

https://forbes.com.br/carreira/2021/05/empregadores-estao-migrando-do-linkedin-para-o-tiktok-para-atrair-jovens-talentos/

https://portal.ciee.org.br/institucional/evento-do-ciee-aborda-os-desafios-de-se-viver-na-era-digital/

Leia também...

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo