Otimização de estudos: 6 dicas para potencializar o seu tempo

Conheça 6 ferramentas e tecnologias de IA que podem ajudar na otimização dos estudos.

Se você acha que não está progredindo, mesmo dedicando muitas horas aos estudos, pode ser que esteja usando um método incorreto. Estudar muito nem sempre significa estudar bem, especialmente se a organização do seu tempo não está adequada. Às vezes, o problema não está na quantidade de estudo, mas na maneira como você o realiza. Por isso, é importante fazer uma otimização dos estudos para ajustar seus horários e programação. 

Confira uma lista de aplicativos e tecnologias baseadas em inteligência artificial que podem ajudar a otimizar seu trabalho ou estudo em 2024. Vamos lá?

1. ChatGPT

O ChatGPT é uma ferramenta de Inteligência Artificial mais acessível ao público, permitindo que as pessoas tenham diálogos com a máquina usando uma linguagem comum.

Essa ferramenta revolucionou a forma como lidamos com IA, possibilitando respostas para as mais diversas dúvidas, auxílio na gestão de tarefas, criação e melhoria de conteúdos, entre outras funcionalidades.

Além disso, o ChatGPT pode otimizar o tempo de estudo ao:

  1. Esclarecer dúvidas de forma rápida e concisa em diversas áreas de estudo;
  2. Auxiliar na criação de resumos, condensando informações extensas;
  3. Oferecer a oportunidade de praticar a escrita, recebendo feedback instantâneo;
  4. Recomendar materiais de estudo;
  5. Facilitar a busca por informações importantes;
  6. Ajudar na criação de listas de tarefas e na organização do tempo de estudo. 

2. Google Bard

O Google Bard é conhecido por muitos como o ChatGPT do Google. Isso porque, ambas ferramentas são muito parecidas.

Ele também é uma Inteligência Artificial que permite que você faça toda sua gestão de tarefas e tempo. Ele consegue criar textos, traduzir idiomas, produzir diversos tipos de conteúdo criativo e responder às suas perguntas de maneira intuitiva.

Com o Google Bard também é possível criar listas de tarefas, fazer pesquisas, entre outras facilidades. 

3. Notion IA

O Notion é famoso por ser uma ferramenta para coletar anotações, organizar ideias e muito mais. Recentemente, a plataforma adicionou a IA Notion ao seu portfólio e, agora, é possível criar conteúdos textuais, resumos, gerar insights e ideias. 

Com ele, você consegue escrever melhor, organizar ideias, entre outros. Também é possível se inscrever na lista de espera do Notion Responde, no qual você faz perguntas e a ferramenta responde por meio de inteligência artificial. 

A plataforma está disponível em Português e há um plano básico gratuito. Se quiser ter acesso a recursos mais avançados, é preciso pagar por um plano premium. 

4. Forest

O Forest é um aplicativo grátis para Android e iOS que te ajuda a manter o foco, bloqueando o acesso a aplicativos não relacionados ao estudo por um determinado período. Assim, ele permite usar o famoso método Pomodoro, que se baseia na ideia de tornar o estudo mais produtivo dividindo-o em intervalos de 25 minutos cada, com pequenas pausas entre cada intervalo. 

5. Mindly

É o aplicativo perfeito para quem gosta de estudar com mapas mentais de forma simples e prática. Você pode personalizar conforme as informações que deseja, com ícones e cores. 

Disponível para Android e iOS, tem a versão em Português e gratuita. No entanto, para ter acesso a recursos mais avançados e ilimitados é preciso pagar a versão completa, que custa R$ 20,99. 

6. Aki App

Por meio desse aplicativo você poderá criar seus próprios flashcards e tê-los sempre com você para revisar. Disponível gratuitamente para computadores, há uma versão paga para dispositivos móveis, Android e iOS. 

Apesar de estar em inglês, a ferramenta é bastante intuitiva e fácil de usar. 

Para conferir mais, acesse o nosso blog e veja outras dicas para otimizar seus estudos, além de novidades do CIEE/PR.

Leia também...

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo