Por que uma empresa diversa pode promover um ambiente mais acolhedor?

diversidade

A criação de uma força de trabalho diversificada e inclusiva deve ser uma prioridade para as empresas, independentemente do tamanho ou setor em que atuam. Políticas de diversidade e inclusão não são apenas eticamente importantes, mas também trazem muitos benefícios.

Um estudo da McKinsey & Company, empresa norte-americana de consultoria empresarial, mostra que um ambiente de trabalho diversificado não apenas melhora o desempenho como também fortalece a cultura e a criatividade. 

Por isso, entenda abaixo a importância da diversidade no ambiente de trabalho e como pode promover a inclusão em sua empresa.

A importância da diversidade no ambiente de trabalho

Empresas verdadeiramente inclusivas respeitam e valorizam cada funcionário como indivíduo, independentemente de fatores como idade, etnia, religião, gênero ou orientação sexual. Aliás, o compromisso com esses princípios gera resultados positivos a médio e longo prazo, tanto para as empresas quanto para seus colaboradores. Conheça os benefícios da diversidade:

  • Melhora a capacidade de inovação

A diversidade no ambiente de trabalho promove diferentes perspectivas e experiências, proporcionando um terreno fértil para a inovação. Assim as equipes podem trabalhar com uma variedade de ideias e soluções, levando a inovações mais criativas e eficazes. 

  • Aumenta as habilidades de resolução de problemas

Amplia a capacidade de enxergar uma situação de diferentes pontos de vista, resultando em abordagens diversas para a resolução de problemas. 

  • Aumenta a competitividade e produtividade

Uma equipe diversificada estimula a criatividade e o empenho, gerando motivação no trabalho e aumentando a produtividade e a qualidade do desempenho dos funcionários. Além disso, equipes diversas são mais eficazes na comunicação com os clientes, atraindo consumidores que valorizam a diversidade.

  • Desenvolve a retenção de talentos

Uma empresa inclusiva se torna mais atraente para diversos profissionais, contribuindo para a retenção de talentos e  permitindo o crescimento e desenvolvimento individual.

  • Melhora os negócios

Outro estudo da McKinsey & Company destaca que a redução da  disparidade de gênero até 2025 pode resultar em um aumento de US$ 12 trilhões no PIB mundial. Empresas preocupadas com a diversidade têm 25% mais probabilidade de ter rentabilidade acima da média. 

Como promover a diversidade dentro das empresas

Criar um ambiente diverso é importante porque gera valor e diversos outros benefícios para empresas e funcionários. Confira algumas dicas. 

  • Recrutamento inclusivo

Garante que a seleção de pessoal atraia candidatos diversos, promovendo uma equipe verdadeiramente inclusiva.

  • Conscientização constante

Eduque os colaboradores sobre a importância da diversidade e inclusão, comunicando consistentemente  e oferecendo  treinamentos que aumentem a aceitação da diversidade.

  • Crie um ambiente empático

Promova a empatia entre os colaboradores, estimulando a inteligência emocional para que todos se sintam à vontade. 

  • Promova liderança inclusiva

Líderes devem demonstrar comprometimento, servir como modelos a serem seguidos e refletir a diversidade na própria liderança. 

  • Crie políticas de diversidade

Implemente políticas que promovam a igualdade de oportunidades e combatam o preconceito e a discriminação.

***

Gostou desse conteúdo? Então acompanhe nosso blog para conferir outras dicas para seu crescimento profissional e pessoal, além de notícias e novidades do CIEE/PR.

Leia também...

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo