Profissionais querem mais que uma vaga de trabalho

Entenda como o mercado de trabalho mudou e descubra o que os profissionais buscam em uma vaga de emprego atualmente.

O mundo do trabalho já não é o mesmo. Um estudo global feito pelo Workmonitor e publicado em abril de 2022, apontou que 68% dos entrevistados entre 18 e 34 anos afirmam que felicidade no trabalho é um fator fundamental em suas decisões profissionais. Além disso, 47% dos trabalhadores da América Latina deixaram seus empregos por não se encaixarem com seus estilos de vida. 

Alguns anos atrás, ao perguntar para qualquer profissional, a busca por uma vaga de trabalho incluía estabilidade e um bom salário. Mas os tempos mudaram e os hábitos e desejos dos trabalhadores também. Confira a seguir o que os profissionais esperam de um trabalho!

O que os profissionais buscam em um emprego

Confira os principais itens que chamam a atenção dos melhores talentos no mercado de trabalho. 

Felicidade e qualidade de vida

A qualidade de vida e felicidade têm muita importância para os profissionais no novo mercado. Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia mostrou que um trabalhador feliz é, em média, 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% a mais em comparação com outros. 

Os profissionais que procuram um novo emprego preferem um ambiente de trabalho agradável a um salário alto e estabilidade.  

Além disso, quando se identificam com o propósito da empresa, a motivação e felicidade também são maiores. Por isso, é importante que a empresa trabalhe bem sua visão, missão e valores, além de proporcionar diversidade e inclusão no ambiente corporativo. 

Horários e ambientes flexíveis

Outro fator muito importante no mercado de trabalho é que os profissionais buscam por horários de trabalho mais flexíveis e ambientes também flexíveis e diversos. Uma pesquisa feita pelo Estadão em 2020, apontou que 69% dos entrevistados consideram ter o horário flexível e o home office como características do trabalho dos sonhos. O interessante é que apenas 36% disseram olhar para salário acima da média do mercado. 

Já o estudo Workmonitor mostrou que 85% dos trabalhadores brasileiros desejam arranjos mais flexíveis no trabalho, dividindo suas jornadas entre trabalho presencial e remoto.

A flexibilidade de horário e o ambiente de trabalho fazem com que o trabalhador tenha mais tempo para fazer suas atividades pessoais e que perca menos tempo em trânsito. Assim, essa é uma excelente forma de atrair mais talentos para as empresas. 

Oportunidade de desenvolvimento

Os profissionais também buscam uma oportunidade de desenvolvimento e crescimento dentro da empresa. Isso porque esses fatores também afetam outros como salário e benefícios. 

Por isso, é muito interessante que as empresas ofereçam planos de carreira e programas de desenvolvimento profissional, como cursos, palestras, workshops e até especializações.

Gostou desse conteúdo? Então, aproveite e acesse o nosso blog para conferir outros assuntos importantes do mercado de trabalho, notícias e novidades do CIEE/PR. 

Fontes consultadas

https://exame.com/carreira/profissionais-preferem-home-office-e-horario-flexivel-a-salario-mais-alto/

https://www.em.com.br/app/noticia/emprego/2019/09/16/interna_emprego,1085530/funcionarios-felizes-sao-em-media-31-mais-produtivos-diz-pesquisa.shtml

Leia também...

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo