Programas de Aprendizagem, Estágio e Trainee: quais as principais diferenças?

Entenda a diferença entre as funções de aprendiz, estágio e trainee e faça a melhor escolha.

 

Ainda que existam similaridades e os três sejam para iniciantes no mundo do trabalho, ser um aprendiz, estagiário ou trainee são funções diferentes e, por isso, têm funcionamentos específicos. Entender suas características é fundamental na hora de começar a sua vida profissional. 

Programa de Aprendizagem

O Programa de Aprendizagem é uma iniciativa governamental regulamentada pela Lei 10.097/2000, que visa inserir adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos, prioritariamente em situação de vulnerabilidade social, no mundo do trabalho, através de um contrato especial com vínculo empregatício e com prazo determinado. Para pessoas com deficiência, no entanto, não há limite máximo de idade.

Para participar, o candidato deve estar matriculado e frequentando as séries finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Superior ou que já tenha concluído o Ensino Médio.

Principais características

A capacitação teórica ofertada pelo CIEE/PR no Programa de Aprendizagem é realizada de forma simultânea com a aprendizagem prática na empresa, contribuindo com o desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional dos aprendizes.

O CIEE/PR, como agente de integração, cadastra e encaminha adolescentes e jovens às empresas parceiras, realizando também, acompanhamentos periódicos do seu desempenho no ambiente de trabalho, através de avaliação comportamental e de relatório de aprendizagem, disponibilizando, ainda, aos jovens e aprendizes, quando necessário, acompanhamento sócio-familiar e psicológico, visando sempre o comprometimento e desenvolvimento dos participantes.

Por fim, diferentemente de um estágio, essa modalidade dá os mesmos direitos de um cargo CLT, como férias remuneradas, vale-transporte, 13.º salário, etc. 

Veja mais: o papel vital da aprendizagem profissional 

Estágio 

O Estágio é um conjunto de atividades de aprendizagem práticas realizadas nas empresas. É uma fonte de experiência para os futuros profissionais, possibilitando o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades e competências individuais e integrando o jovem ao mundo profissional.

Podem ser estagiários, estudantes com idade igual ou superior a 16 anos, regularmente matriculados e frequentando cursos do Ensino Médio, Educação Profissional de Nível Médio (pós-médio), Educação Profissional de Nível Superior (tecnologia), Educação Superior (graduação), Pós-Graduação e Educação Especial.

Principais características

A principal diferença entre um estágio e um cargo efetivo é a hierarquia de responsabilidades quanto às atividades da ocupação. Um estagiário, por exemplo, não pode assumir encargos de funções superiores à sua. 

O intuito é iniciá-lo no mundo do trabalho a partir de atribuições cotidianas que auxiliam os demais colaboradores, mas não os substituam. Ainda, as atividades realizadas por estagiários devem complementar os conhecimentos teóricos adquiridos nos estudos.

Trainee 

O trainee, por sua vez, é um programa semelhante ao estágio se comparado às responsabilidades e função. Porém, não é voltado aos estudantes, e sim, aos recém-formados. Além disso, é regulamentado pela CLT e tem direitos trabalhistas. 

Principais características

As atribuições do trainee estão relacionadas ao cargo referente à sua formação, mas com um viés de aprendizado. Desse modo, possibilita prepará-lo para assumir cargos efetivos logo que o programa de iniciação termine. 

O mesmo pode ocorrer nos programas de Aprendizagem e Estágio. Caso o profissional tenha um bom desempenho e atenda às expectativas da empresa, poderá ser contratado como efetivo.

Como saber qual é o melhor para você? 

Caso esteja terminando ou já tenha terminado os estudos, principalmente a faculdade ou curso técnico, o programa de aprendizagem ou trainee é a melhor escolha. 

Por outro lado, se estiver no ensino médio ou técnico, programas de estágio tradicionais e de aprendizagem são as melhores opções. Nos casos de Ensino Superior, os estágios são mais proveitosos. 

Em todos os casos, contar com os programas de estágio e aprendizagem do CIEE/PR é o primeiro passo para o sucesso.

Leia também...

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo