Psicólogos no ambiente escolar: conheça os principais benefícios
Psicólogos são profissionais essenciais à sociedade e igualmente importantes no ambiente escolar, pois auxiliam no desenvolvimento do aluno no âmbito educacional, emocional, pessoal e social e na criação de um espaço escolar respeitoso e humanizado.
Listamos alguns pontos positivos ao contar com esse profissional no ambiente escolar:
Conforme os dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância, cerca de 2 milhões de crianças e adolescentes, entre 11 a 19 anos, estão fora das escolas. Entre os principais motivos da evasão, estão as dificuldades e transtornos de aprendizagem.
Nesses casos, psicólogos têm o poder de perceber transtornos de aprendizagem e realizar o encaminhamento a um psicopedagogo.
Além disso, se as dificuldades forem resultados de problemas psicológicos, emocionais, de concentração, e demais questões semelhantes, os psicólogos em ambiente escolar intercedem nessas situações.
Cada aluno é único, e a convivência entre diferentes personalidades é o que torna a escola um espaço tão necessário à vida social e ao desenvolvimento pessoal.
Porém, questões como: agressividade, estresse, ansiedade, depressão, isolamento, bullying, preconceito, hiperatividade, entre outras, são fatores determinantes que levam a alguns comportamentos prejudiciais.
Nessas situações, o profissional irá intervir de forma respeitosa, pautado em abordagens psicológicas sérias, almejando diminuir comportamentos nocivos ao aluno, dentro e fora da escola.
A infância e a adolescência são as fases em que mais há conflitos internos e interpessoais, principalmente em relação às questões como amizade, namoro, família, e autoestima.
Nesse sentido, psicólogos em ambiente escolar têm o papel de mediar, compreender, escutar e auxiliar na resolução de tais conflitos.
Familiares e docentes também fazem parte desse auxílio, mas a ajuda profissional é indispensável para lidar com essas situações da melhor forma, prezando pela eficiência e profissionalismo.
Até porque, lidar com situações como o racismo estrutural e demais preconceitos, por exemplo, demanda muita ética e responsabilidade.
Psicólogos em ambiente escolar atuam nas mesmas circunstâncias dos psicólogos em clínicas regulares. Portanto, questões de saúde mental, presentes em todas as fases escolares, são amparadas por esses profissionais.
Abordar transtornos como a ansiedade e a depressão auxilia não somente na melhora da aprendizagem, mas também na vida pessoal e social dos alunos de forma geral.
Além disso, o preconceito racial, intelectual, de gênero, social, etc., os quais, infelizmente, muitos alunos passam dentro ou fora da escola e afetam a saúde mental. Os psicólogos podem ajudar e orientar adolescentes e jovens a como lidar com essas situações.
Veja mais sobre isso em: Como promover práticas inclusivas no ambiente escolar?
Outro ponto importante é desenvolver uma relação aberta com a família dos alunos.
Isso porque, é somente mantendo um diálogo aberto entre escola e família que o aluno poderá colher verdadeiramente os bons frutos do seu acompanhamento.
Casa e escola são os locais onde os estudantes passam mais tempo e onde mantêm relações mais estreitas. Por isso, um deve complementar o outro. Assim, a evolução emocional, intelectual e relacional deles será notória.