Quais os tipos de inteligência e como eles definem seu futuro?

A Teoria das Múltiplas Inteligências mostra que é possível ter habilidades em diferentes áreas, inclusive com diferentes graus de conhecimento

Você já reparou que algumas pessoas são excelentes em matemática, mas não levam jeito para redação? Ou que são ótimas instrumentistas, mas sem muita habilidade para os esportes? Isso acontece por conta dos diferentes tipos de inteligência, sendo que uma não é superior a outra.

Essa discussão começou nos anos 1980, quando o psicólogo norte-americano Howard Gardner publicou a Teoria das Inteligências Múltiplas. Ela propõe que a inteligência humana não pode ser reduzida a um único fator ou habilidade, mas, sim, é composta por uma variedade de habilidades cognitivas diferentes e independentes.

Ou seja, isso rompeu com a ideia de que a inteligência era unitária e, portanto, mensurável. A primeira teoria de Gardner determinou sete tipos de inteligência, que posteriormente se tornaram nove. Conhecê-las é uma forma de conhecer a si próprio e também de procurar maneiras de desenvolver aquelas que a pessoa possui menor afinidade.

Desenvolvendo os diferentes tipos de inteligência

Inteligência linguística

Refere-se à habilidade de usar a linguagem de forma eficaz, tanto na comunicação oral quanto na escrita. Pessoas com uma forte inteligência linguística são geralmente boas em expressar seus pensamentos e ideias, têm um amplo vocabulário e compreendem bem a gramática e a sintaxe.

Para desenvolvê-la, é necessário ler bastante, escrever diariamente e participar de debates. Outras técnicas incluem atividades como palavras cruzadas ou aprendizado de um novo idioma.

Inteligência lógico-matemática

Refere-se à habilidade de resolver problemas lógicos e matemáticos de forma eficaz. Pessoas com uma forte inteligência lógico-matemática geralmente se saem bem em raciocínio abstrato, pensamento lógico, análise de padrões e pesquisas científicas. Esse tipo de inteligência é importante para quem pretende seguir carreira STEM, ou seja, em áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

Para desenvolvê-la, é necessário estudar e praticar exercícios matemáticos e lógicos, ter alguns jogos como xadrez e sudoku como hobby e também participar de competições que envolvam a resolução de problemas.

Inteligência espacial

Refere-se à habilidade de perceber e manipular imagens mentais de objetos no espaço. Pessoas com uma forte inteligência espacial são geralmente boas em visualização e orientação espacial e têm uma capacidade acima da média em habilidades como desenho, arquitetura e design.

É possível desenvolvê-la por meio de uma série de atividades, desde pinturas e desenhos até a prática esportiva. Estudar mapas, resolver quebra-cabeças e estudar design também são formas de desenvolver a inteligência espacial.

Inteligência musical

Refere-se à habilidade de compreender, criar e se expressar por meio da música. Pessoas com forte inteligência musical geralmente têm uma sensibilidade apurada para sons e ritmos e podem ser habilidosas em áreas como canto, composição, performance musical e produção musical.

A música pode ajudar a melhorar o humor, a concentração e a criatividade e ser uma forma de terapia para pessoas que lidam com transtornos emocionais ou físicos. Para desenvolver essa inteligência, é possível aprender a tocar um instrumento musical, participar de coral ou aulas de canto e ouvir diferentes estilos musicais.

Inteligência corporal-cinestésica

Refere-se à habilidade de controlar e coordenar os movimentos do corpo com precisão e destreza. Pessoas com forte inteligência corporal-cinestésica geralmente são habilidosas em áreas como esportes, dança, artes marciais, cirurgia, artesanato e outras atividades que exigem destreza manual.

As maneiras de desenvolver a inteligência corporal-cinestésica são bastante variadas. É possível fazer isso por meio de práticas esportivas, aulas de dança ou artes marciais, exercícios de equilíbrio e até malabarismo. Esse desenvolvimento contribui, inclusive, para questões de saúde, coordenação motora e bem-estar.

Inteligência interpessoal

Refere-se à habilidade de compreender e interagir efetivamente com os outros. Pessoas com forte inteligência interpessoal são geralmente habilidosas em áreas como liderança, negociação, comunicação, trabalho em equipe e outras atividades que envolvem o relacionamento humano.

Para desenvolvê-la, é necessário praticar algumas soft skills, como empatia, escuta ativa, liderança e trabalho em equipe. Além disso, desenvolver a inteligência interpessoal pode trazer benefícios para a saúde mental, como melhorias na autoestima, no bem-estar emocional e nas relações.

Inteligência intrapessoal

Refere-se à habilidade de compreender a si mesmo e gerenciar suas próprias emoções, pensamentos e comportamentos. Pessoas com forte inteligência intrapessoal são, normalmente, habilidosas em áreas como autoconhecimento, autocontrole, autorregulação e outras atividades que envolvem a autogestão.

O desenvolvimento da inteligência intrapessoal compreende aulas de meditação, práticas de análise e terapia e buscas por novas experiências. Além disso, desenvolver essa inteligência pode trazer benefícios para a saúde mental, como melhorias na autoestima e no bem-estar emocional.

Inteligência naturalista

Refere-se à habilidade de compreender e identificar padrões na natureza, bem como a habilidade de se relacionar com o mundo natural de forma efetiva. Pessoas com forte inteligência naturalista são, de forma geral, habilidosas em áreas como observação, classificação e interpretação dos fenômenos naturais.

O desenvolvimento da inteligência naturalista inclui práticas de observação e estudo da natureza. Também é possível fazer isso por meio de visitas a parques e reservas naturais ou com o estudo de áreas específicas, como biologia, botânica e zoologia. Ou seja, esse desenvolvimento pode ajudar a compreender melhor as interações entre os seres vivos e o meio ambiente e a promover um relacionamento mais harmonioso com a natureza.

Inteligência existencial

Refere-se à habilidade de compreender e refletir sobre questões relacionadas à vida e à morte, bem como a habilidade de refletir sobre questões filosóficas e existenciais. Pessoas com forte inteligência existencial são geralmente habilidosas na busca por significado e propósito e no questionamento de crenças e valores.

O estudo da filosofia e das religiões é uma das melhores formas de desenvolver a inteligência existencial. Participar de grupos temáticos de discussão e buscar significados na existência humana também são maneiras de aprimorar essa habilidade.

O que é a inteligência dominante?

A inteligência dominante é aquela que uma pessoa usa com mais facilidade e frequência para processar informações e resolver problemas. De acordo com a Teoria das Inteligências Múltiplas, cada pessoa possui diferentes tipos de inteligência. Assim, a inteligência dominante é aquela que predomina nas habilidades cognitivas de uma pessoa.

Por exemplo, uma pessoa pode ter a inteligência musical como sua inteligência dominante, sendo capaz de identificar facilmente notas musicais, criar e compor músicas, assim como aprender a tocar vários instrumentos musicais. Outra pessoa pode ter a inteligência linguística como sua inteligência dominante e ler, escrever e falar com facilidade, além de aprender novos idiomas e se comunicar com outras pessoas sem dificuldades.

Identificar a inteligência dominante pode ajudar a entender melhor seus pontos fortes e talentos naturais. Além disso, pode orientar seu desenvolvimento pessoal e profissional. No entanto, a Teoria das Inteligências Múltiplas sugere que as pessoas podem desenvolver e aprimorar suas habilidades em todas as áreas de inteligência.

Leia também...

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo