Qual a importância de aprender Libras? Descubra agora

Entenda porque é importante aprender Libras e descubra como saber o idioma pode ser um exercício de inclusão e respeito ao próximo

Você sabia que o Brasil reconheceu a Libras como um instrumento legal, ou seja, oficial, no ano de 2002? Segundo a  LEI n.º 10.436/2002, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é considerada meio de comunicação legítimo da comunidade surda.

A Libras, resultado de um longo processo de luta pela educação dos surdos, possui estruturas e regras próprias. Mas você saberia dizer a importância de aprender a língua para comunicação e inclusão de pessoas surdas? Para tirar suas dúvidas, confira nosso artigo a seguir. 

A importância de aprender Libras

Há 20 anos, a Libras é reconhecida pela constituição brasileira como Língua oficial no país. Ela não pode ser entendida como segundo idioma oficial, mas sim um instrumento legal de comunicação.

Muitas pessoas acreditam que apenas quem têm surdos na família ou que trabalham com pessoas com deficiência auditiva precisam aprender Libras. Contudo, aprender a comunicação dos surdos é essencial para a inclusão de todos na sociedade. 

Confira alguns motivos para aprender Libras. 

Permite a acessibilidade e inclusão

A linguagem de sinais promove a inclusão de mais de 10 milhões de pessoas surdas em todo o Brasil, segundo dados do IBGE

Dessa forma, quanto mais pessoas souberem a Libras, maior é a capacidade de a população surda se comunicar, ser entendido e se expressar. Ou seja, saber a Língua Brasileira de Sinais é um exercício de acessibilidade e inclusão. 

Aumenta as oportunidades no mercado de trabalho e estudos

Quanto mais pessoas souberem se comunicar por meio da Libras, maiores as chances de pessoas surdas conseguirem vagas no mercado de trabalho e outras áreas de estudos, como universidades e escolas. 

Isso porque elas também terão oportunidades de se comunicarem com os colegas de trabalho, conduzir reuniões e realizar todas as atividades diárias sem barreiras. Assim, pessoas ouvintes e não ouvintes têm oportunidades semelhantes. 

Além disso, saber Libras pode ser um diferencial em seu currículo, assim como outros idiomas. Dessa forma, pessoas que não são surdas e sabem Libras têm um destaque maior na seleção. 

Melhora a capacidade de raciocínio

Ao aprender a Língua Brasileira de Sinais, você também ganha mais capacidade de raciocínio lógico e expressão. Assim, mesmo em conversas em que você não esteja usando Libras, é possível perceber e captar expressões e gestos, melhorando sua habilidade de comunicação como um todo. 

Aprenda Libras

Aprender Libras é uma atividade que promove a inclusão social de pessoas surdas, além de ser benéfica para quem decide conhecer mais sobre esse idioma tão importante para a sociedade. 

Se você quer aprender mais sobre a Língua Brasileira de Sinais, pode fazer o curso livre de Libras CIEE/PR. É gratuito e é ofertado todos os meses. 

Se você se interessou em aprender, o CIEE/PR oferece cursos livres de Libras em diferentes níveis, todos eles gratuitos e com certificação. Qualquer pessoa com idade mínima de 14 anos pode participar! Clique aqui para saber mais: www.cieepr.org.br/capacitacao-presencial

Leia também...

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo