Qual a importância de desenvolver sua oratória?

Entenda o que é oratória e saiba como aprimorar essa habilidade fundamental para o mercado de trabalho.

A arte de saber falar em público, também conhecida como oratória, é de extrema importância na vida pessoal e profissional. Isso porque as empresas procuram pessoas que saibam se expressar em público com desenvoltura.

Vamos explorar um pouco mais esse tema? 

Por que a oratória é tão importante? 

Saber se expressar de forma clara e assertiva é um grande diferencial aos olhos dos empregadores, especialmente durante a entrevista, onde o bom uso dessa habilidade pode fazer você se destacar, aumentando as chances de contratação. 

E, como não poderia deixar de ser, no dia a dia do trabalho a oratória também é peça fundamental, seja para expor suas ideias e opiniões em reuniões profissionais ou conversando com colegas e gestores.  

O que significa ter uma boa oratória?

É preciso destacar que ser uma pessoa “falante” numa roda de amigos não indica, necessariamente, que você tem uma boa oratória, viu?. 

A oratória é uma das habilidades mais antigas do mundo, que remonta ao tempo dos gregos e romanos. Ter o domínio da oratória significa expor e apresentar de forma clara e compreensível um pensamento, ponto de vista ou uma ideia diante de diferentes públicos, não só de pessoas conhecidas. 

Quando pensamos em falar em público, logo imaginamos grandes comícios, conferências, sermões, ou seja, uma pessoa em um palco que fala para centenas de pessoas. Mas ter uma boa oratória também pode significar:

  • falar em uma reunião durante uma discussão;
  • falar em uma reunião apresentando uma proposta de projeto;
  • apresentar os resultados de um trabalho para seu chefe;
  • fazer uma reunião diária com os colegas de trabalho;
  • conversar com um cliente. 

Um bom discurso público funciona quando parece natural, autêntico e, de certa forma, improvisado. Mas a improvisação é pura aparência: para obter um resultado satisfatório é preciso se preparar bem.

Vale lembrar que certo nervosismo ou “frio na barriga” ao falar com pessoas desconhecidas ou seu chefe é natural. No entanto, o segredo da oratória é não deixar o nervosismo prevalecer. 

Como aprimorar a oratória

Como a maioria das habilidades, saber se comunicar em público é resultado de um conjunto de técnicas e treinamento.

Para treinar a oratória, você deve ter foco, segurança e domínio do assunto sobre o qual vai falar. Outra dica é fazer cursos para aprimorar essa técnica. 

O CIEE/PR oferta gratuitamente cursos de Oratória, tanto em formato presencial quanto EAD, que apresenta os conceitos básicos da oratória, além de capacitar o aluno para desenvolver essa habilidade em aspectos como gestos, postura, entonação de voz, contextos de fala, uso de recursos audiovisuais, entre outros. Acesse o Portal do Estudante e confira a disponibilidade desse curso. Aproveite! 

E para conhecer mais habilidades importantes para o mundo do trabalho, acesse o nosso  blog e confira outros assuntos relacionados a atividades profissionais, notícias e novidades do CIEE/PR, como cursos presenciais e a distância.

Leia também...

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo