Resenha ou resumo: qual a diferença entre os dois tipos de texto?

Entenda o que é resenha e resumo, confira as principais diferenças entre os dois gêneros textuais e saiba como identificá-los.

A produção de textos faz parte do dia a dia dos estudantes. Desde o ensino fundamental até a pós-graduação, os alunos precisam trabalhar com diferentes gêneros textuais. Dentre eles, podemos destacar a resenha e o resumo, tipos de texto bastante parecidos e que podem confundir quem está estudando.

Para ajudar, confira o texto abaixo e entenda as principais diferenças entre os dois gêneros. 

O que é um resumo?

Um resumo é uma forma simplificada e abreviada de apresentar um conteúdo. A ideia é fazer um texto objetivo, mas com todos os pontos indispensáveis para o leitor. 

Além disso, não é preciso colocar muitas informações, principalmente as que não agregam ao assunto principal ou detalhes que são irrelevantes. Em suma, mesmo lendo só o resumo, o leitor conseguirá ter uma ideia geral sobre o assunto da obra. 

Uma dica interessante é que o resumo tenha até 30% do conteúdo completo. Por exemplo, se você resumir um livro de 10 páginas, o ideal é que o faça em até 3 páginas. 

Outro fator importante é que o autor do resumo não expresse nenhuma opinião ou crítica ao conteúdo. Trata-se apenas de uma síntese de um trabalho maior. 

O que é uma resenha?

Quando o resumo vem com uma opinião crítica, ele já é considerado uma resenha. 

Aliás, diferente do resumo, o objetivo da resenha não é descrever o conteúdo de forma resumida, mas sim, expor a opinião do autor e influenciar as escolhas do leitor. Na resenha é possível adicionar outras informações relevantes, falar sobre o autor, analisar a relevância da obra e comentar sobre os prós e contras. 

Existem dois tipos de resenha:

  • Resenha crítica: apresenta uma crítica sobre a obra, que pode ser positiva ou negativa do ponto de vista do resenhista.
  • Resenha descritiva: além do resumo, são apresentados dados adicionais e até comparações com outras obras semelhantes. 

Dessa forma, para fazer uma boa resenha, o autor deve ter um conhecimento prévio sobre o assunto. Isso porque sua opinião poderá influenciar outras pessoas.

Quais as diferenças entre resenha e resumo?

Como vimos, apesar de parecidos, a resenha e o resumo são gêneros textuais diferentes, portanto, é preciso saber diferenciá-los. Para lhe ajudar a entender as diferenças entre ambos de forma prática, veja abaixo um quadro comparativo com as principais características de cada um. 

Resumo Resenha
Uma síntese do texto, sem adicionar opiniões Há a opinião segundo o ponto de vista do resenhista, adicionando pontos positivos e negativos da obra
Deve ter apenas o que for relevante sobre o conteúdo principal Pode ser apresentada qualquer informação do conteúdo principal
Não devem ser adicionadas informações ao conteúdo principal; colocar apenas o que o autor expôs Podem ser adicionadas informações sobre o autor, dados interessantes e até comparações com outras obras
É uma seleção das ideias principais É uma análise sobre a obra como um todo
O objetivo é compilar as partes mais importantes de um conteúdo em um texto menor e mais direto O objetivo é analisar uma obra, evidenciando o que é importante e os pontos positivos e negativos
Ao final da leitura, o leitor deve entender os principais pontos que o autor expôs na obra Ao final da leitura, o leitor deve entender o que há de bom e de ruim na obra e concluir se vale a pena consumir o conteúdo original

Se você gostou desse conteúdo, acesse o nosso blog para conferir outros assuntos importantes do mercado de trabalho, estudos, notícias e novidades do CIEE/PR.

Leia também...

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo