Resoluções de Ano Novo para alavancar a carreira

A chegada de um novo ano é um período que normalmente traz reflexões e planejamento de metas, principalmente as relacionadas aos estudos e à vida profissional.

A vontade de mudar e se dedicar mais ao que se almeja ganha intensidade nesta época do ano. E as definições claras, organizadas e objetivas de resoluções podem ser boas aliadas para alavancar a carreira profissional, mas precisam ser seguidas no decorrer do ano que se inicia. Para isso, é necessário adotar algumas práticas, de modo a conquistar os almejados planos. Cada meta, por exemplo, deve ter um motivo, com um balanço sobre os efeitos e consequências que virão.

Para evitar qualquer tipo de frustração

Não basta desejar, é preciso também colocar em prática. É aqui que entra em cena um bom plano de ação. Pequenas metas distribuídas em determinados períodos do ano auxiliam a não perder o foco do objetivo principal. Caso seja necessário, vale buscar algum tipo de ajuda, como novas relações profissionais e parcerias para as atividades relacionadas às metas, como estudar com quem tenha objetivos semelhantes, por exemplo. Um trabalho em equipe e organizado pode ser mais estimulante.   

Conhecer os próprios limites em vista da saúde, manter a positividade para não desanimar diante de algum obstáculo, conservar o foco para ter uma rotina organizada, definir áreas de interesse, pesquisar e buscar o máximo de informações sobre a profissão que pretende seguir ou o curso a ingressar são alguns dos compromissos que precisam estar na agenda de quem quer investir na carreira profissional.

Nesse contexto de busca por melhorias na vida na totalidade, principalmente nas questões profissionais, vale lembrar que as metas mais consistentes têm menos chances de desistência. Desejar coisas novas e realizar planos é muito comum na virada do ano. No entanto, fazer uma reflexão sobre o que está ficando para trás e avaliar o que realmente precisa mudar em todos os aspectos da vida profissional ou acadêmica, fazendo uma lista de conquistas já realizadas e prioridades futuras, é essencial para manter o foco e não se perder no caminho.  

Cenário pós-pandêmico e o entusiasmo por mudanças no próximo ano

A pandemia alterou bruscamente diversos hábitos e atividades do dia a dia do mundo inteiro. A educação, principalmente passou por intenso processo de adaptação, seja na forma de ensinar ou aprender. A utilização mais frequente dos recursos tecnológicos, por exemplo, é uma prática permanente, seja no ambiente escolar ou profissional. 

Sendo assim, depois de um longo período em aulas e trabalho remotos, a expectativa pelo retorno ou início de atividades presenciais intensificam a determinação de metas. Nesse sentido, ficar atento ao mundo do trabalho com as novas oportunidades que podem surgir nesse ambiente pós-pandêmico também é favorável para abraçar novas chances de enriquecer a sua carreira profissional.

 

Fontes consultadas:

 

https://guiadoestudante.abril.com.br/pos-graduacao/7-dicas-de-carreira-para-o-ano-novo/

https://exame.com/carreira/9-resolucoes-de-ano-novo-para-ter-sucesso-na-carreira-em-2020/

https://www.infomoney.com.br/minhas-financas/92-das-resolucoes-de-fim-de-ano-sao-ignoradas-saiba-como-manter-as-suas/

https://exame.com/carreira/dia-do-estagiario-integracao-e-lei-sao-desafios-em-tempos-de-home-office/

https://exame.com/bussola/a-pandemia-o-retrocesso-na-educacao-e-as-oportunidades-a-partir-da-crise/

 

Leia também...

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo