Saiba quando é o momento certo para começar um estágio

Você escolhe a profissão que quer seguir, a partir disso são horas de estudos, simulados, vestibular e, pronto, ingressa no Ensino Superior. Agora é só aproveitar a solidez da universidade, estudar no decorrer dos anos do seu curso e, por fim, ir em busca da sua almejada vaga no mundo do trabalho como profissional formado. A sequência entre o ingresso na faculdade e o início profissional seria quase essa, se não estivesse faltando uma etapa importantíssima nessa jornada, você conseguiu descobrir qual? Sim, o estágio!

Tão fundamental quanto às horas que você dedica estudando, são os estágios que você vai fazer durante os anos de faculdade. É por meio deles que você irá adquirir não somente experiência, mas descobrir quais são as áreas que você mais se identifica dentro da sua profissão. O estágio é, portanto, um importante termômetro para direcionamento de carreira.

Mas qual é o melhor momento para ir em busca do primeiro estágio? Muitos estudantes preferem esperar até a metade da graduação quando se tem conhecimentos um pouco mais sólidos. Mas especialistas afirmam que nesse período já pode ser um pouco tarde para começar. 

Ingressou na faculdade, já pode buscar estágios

Não é preciso esperar muito para ir em busca de seu primeiro estágio. Na realidade, já é possível procurar por alguma oportunidade na sua área desde o primeiro semestre do curso (primeiro ano), mesmo que seja em funções mais genéricas. Dessa maneira você já inicia os seus contatos profissionais, entendendo a dinâmica da profissão e desenvolve novas habilidades. 

Inclusive, é a partir desse primeiro estágio que você começa a descobrir quais áreas são mais atrativas para seus objetivos. Por isso, não se assuste, é normal também não se identificar com o primeiro estágio. Deixar para fazer só no fim do curso pode não ser uma boa ideia, porque geralmente essa é uma época de muitas entregas de atividades e do trabalho de conclusão de curso e desenvolver novas habilidades pode ser conflituoso.   

Lembre-se que a experiência de estágio no currículo é de extrema importância para as empresas quando você está à procura da sua oportunidade no mercado de trabalho. Afinal, é por meio dos estágios que você adquire a bagagem e conhecimentos práticos da profissão.

Como conseguir o primeiro estágio?

Antes de tudo monte o seu currículo. Não se preocupe em relação às experiências se você não as tem, pois, os recrutadores entendem que os estudantes têm pouca experiência profissional e, às vezes, nenhuma. Muitas vagas são direcionadas para esse público. É importante também pensar sobre em que área da sua formação você gostaria de atuar, levando em consideração suas habilidades, para que sua busca seja mais assertiva.

Após, você pode se cadastrar em bancos de oportunidades de vagas. O CIEE/PR, por exemplo, tem parceria com centenas de faculdades e empresas, por isso oferece inúmeras vagas de estágio. O próprio CIEE se encarrega de encaminhar os estudantes para os processos seletivos de acordo com o perfil de cada um. Por aí já está na hora de ir em busca do primeiro estágio? Não perca tempo, cadastre-se agora mesmo para fazer estágio  Clique aqui ! Acompanhe as novidades do CIEE/PR nas redes sociais: InstagramFacebookYouTubeTwitter e LinkedIn

 

Fontes consultadas:

https://www.pravaler.com.br/primeiro-estagio-quando-devo-comecar-a-procurar/#:~:text=A%20partir%20do%20segundo%20semestre,que%20ele%20%C3%A9%20t%C3%A3o%20imprescind%C3%ADvel

https://guiadoestudante.abril.com.br/universidades/entrei-na-faculdade-quando-devo-comecar-a-procurar-estagio/

https://portal.ciee.org.br/estudantes/quando-comecar-estagio/

https://portal.unigranrio.edu.br/blog/primeiro-estagio-saiba-dar-o-pontape-inicial-na-sua-carreira

Leia também...

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo