Veja como criar hábitos de estudo que realmente funcionam

O gosto pelo aprendizado depende de como sua rotina de estudos é estabelecida

No final do ano, é comum que alunos tentem recuperar notas nas últimas provas das disciplinas. Porém, é possível evitar essa necessidade ao cultivar hábitos de estudo desde o início do ano letivo, o que resultará em resultados visíveis.

Entretanto, nem todo estudante sabe como potencializar seu momento de estudo. Afinal, é difícil assimilar a matéria se inúmeras distrações estiverem por perto, como o celular, o computador e a televisão.

Planejar o estudo pode ser complicado no começo. No entanto, com disciplina e boa vontade, é possível incorporar hábitos de estudo na sua rotina sem muito esforço. Os resultados são impressionantes! 

Por que é importante ter uma rotina de estudos?

Estudar por obrigação ou de maneira exaustiva pode levar ao estresse, não alcançando os resultados esperados. Isso pode impactar a imunidade, enfraquecendo o corpo e prejudicando a saúde. 

A falta de um planejamento de estudos também pode influenciar na saúde mental, gerando ansiedade, esgotamento mental e até síndrome do pânico.

Por isso, adotar hábitos de estudo saudáveis é fundamental para o aprendizado, trazendo benefícios como:

           – ampliação do controle sobre o tempo;

           – manutenção da saúde física e mental;

           – melhoria na qualidade de vida; 

           – aumento das chances de passar em vestibulares concorridos.

Dicas para criar uma rotina de estudos funcional:

 

1. Crie seu espaço de estudos

Um lugar agradável, limpo e silencioso pode fazer a diferença no aprendizado. Não é necessário que seja sempre o mesmo espaço. Ou seja, você pode variar de cômodo ou até de endereço, mas priorize locais adequados para o estudo. O ambiente deve ser confortável e ter todos os materiais necessários para a aprendizagem.

2. Evite as distrações

Desconecte-se do celular, do computador e da televisão para concentrar-se nos estudos. Além dos eletrônicos, que podem gerar distrações, cadeiras desconfortáveis ou até mesmo animais de estimação podem atrapalhar a concentração.

3. Crie um cronograma

Planeje com antecedência o que você irá estudar em cada dia e horário. Essa organização permite que o conteúdo seja distribuído ao longo da semana, facilitando o processo de aprendizado. Sempre que possível, tente separar o mesmo horário diariamente para os estudos, o que facilitará a incorporação dessa rotina em seu dia.

4. Estude no formato multimídia

Os eletrônicos não precisam ser considerados apenas vilões nos estudos. Afinal, o aprendizado apenas textual pode se tornar cansativo. Portanto, você pode complementar seus estudos com aulas online, documentários, filmes e até mesmo jogos educativos.

5. Estude para aprender, não para tirar nota alta

O conhecimento é o alimento da alma. Claro que estudar para uma prova ou concurso ajuda a tirar boas notas, mas o ideal é que o estudo se torne uma rotina de enriquecimento pessoal. Além disso, ao estudar por prazer, o conteúdo pode se tornar muito mais atrativo. 

6. Valorize o descanso

Pausas durante o estudo e uma noite de sono tranquila são fundamentais para consolidar o conhecimento adquirido. Por isso, respeite os limites da sua mente e crie momentos de descanso em sua rotina de estudos. 

7. Experimente a meditação

Atualmente, existem diversos estímulos que podem distrair sua mente dos estudos. Aprender a manter o foco não é uma tarefa fácil, mas é totalmente possível. A prática da meditação, por exemplo, pode contribuir significativamente para o desenvolvimento da concentração e do foco.

8. Estude em dupla ou grupo

A socialização é uma parte fundamental do processo de aprendizado. Por isso, aproveite os momentos de estudo com seus colegas. Afinal, as dificuldades que você enfrenta podem ser superadas facilmente por outra pessoa, e vice-versa. Dessa maneira, a troca de experiências e conhecimentos se fortalece para ambas as partes. 

9. Diversifique os métodos de estudo

Existem diversos métodos de estudo, como resumo, resenhas e mapa mental, e cada um deles pode funcionar melhor para determinado conteúdo. Por isso, o ideal é experimentar diferentes métodos e descobrir qual o mais funcional para o seu caso. 

10. Faça exercícios e simulados

Não se esqueça de testar seus conhecimentos por meio de exercícios e simulados. Dessa maneira, você poderá conhecer seus pontos de atenção e reforçar o estudo dos conteúdos que ainda apresentam dificuldade.

***

Gostou dessas dicas? Acompanhe nosso blog para conferir outras dicas para seu crescimento profissional e pessoal, além de notícias e novidades do CIEE/PR. 

 

 

 

 

 

 

Leia também...

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo