Vestibular: por onde começar a se preparar?

Confira 5 dicas para facilitar a rotina de estudos e fique apto a prestar o exame.

Quem deseja conquistar uma vaga na universidade sabe que, primeiro, deve passar pelo processo seletivo, o  vestibular. A questão é que, em muitas universidades, as  vagas são bastante concorridas. Por isso, é preciso preparo para se dar bem nas provas. 

Para ajudar, confira 5 dicas para você se preparar para esse momento tão importante, de forma saudável e organizada.

1. Escolha seu curso, universidade e conheça a prova

O primeiro passo é escolher o curso e a universidade onde você gostaria de estudar, e depois, procurar entender como é a prova do vestibular da instituição escolhida. Isso porque, cada uma tem provas específicas e processos diferenciados. 

Além disso, se a sua preparação é para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), saiba que ele possui características diferentes de outros vestibulares. Por isso, leia atentamente o edital da prova que deseja realizar. 

2. Crie uma rotina de estudo

Organização é a palavra-chave da preparação para o vestibular. Quem não sabe qual caminho seguir, acaba se perdendo e não estuda tudo que precisa. 

Sendo assim, crie uma rotina bem organizada de estudos, distribuindo  o tempo de dedicação para cada conteúdo. Para isso, é preciso conhecer o perfil da prova e os assuntos mais pedidos. 

Uma dica interessante é intercalar assuntos mais fáceis com os difíceis. Ocorre que, se você coloca vários assuntos difíceis ou que não gosta, um seguido do outro, acaba ficando desmotivado. 

3. Procure diversas fontes de estudo

O estudo formal das apostilas e dos livros é muito importante para o aprendizado. No entanto, não é a única maneira de adquirir conhecimentos. A variação das fontes tende a contribuir para o estímulo mental. 

Procure sempre buscar fontes confiáveis e de qualidade. E o melhor é que existem diversas opções na internet, até mesmo gratuitas, como:

  • apostilas;
  • vídeos de professores no YouTube;
  • livros;
  • filmes e músicas;
  • teatro;
  • grupos de estudos;
  • simulados de provas anteriores. 

Aliás, uma dica de ouro é: assista e leia jornais. Isso mesmo! Em tempos em que os jovens acabam se informando apenas por redes sociais, é preciso se manter atualizado sobre os  acontecimentos do Brasil e do mundo. 

4. Treine a redação

Um tópico que acrescenta muito à nota da prova é a redação,  portanto, treine-a  durante seu preparo. Para isso, você deve estudar itens como gramática, coesão, coerência, diferentes temas e gestão de tempo. 

Além disso, aqui entra mais uma vez a importância de ler o edital e conhecer o tipo de prova porque cada instituição pode pedir gêneros textuais diferentes na redação. O mais comum é a dissertação, mas podem ser exigidos outros como:

  • narrativo;
  • resenha;
  • carta;
  • artigo de opinião;
  • descrição;
  • jornalístico;
  • comentário. 

5. Tenha momentos de descanso 

Durante a preparação para o vestibular, é normal querer estudar em todo tempo possível, porque temos a impressão que qualquer segundo a mais estudando, será mais conhecimento adquirido. Pelo contrário. Os momentos de descanso e lazer são essenciais para o aprendizado. 

Faça pausas durante o estudo para descansar a mente e cuidar da sua saúde. Se possível, tire um dia da semana de folga para aproveitar. Descanse, faça algo que goste e não pense no vestibular. Deixe toda sua concentração para as horas de estudo. 

Gostou dessas dicas? Então, acesse o nosso blog para conferir outros assuntos importantes do mercado de trabalho, notícias e novidades do CIEE/PR. 

Leia também...

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo