Você sabe o jeito correto de enviar seu currículo por e-mail? 15 de novembro de 2022 •

Você sabe o jeito correto de enviar seu currículo por e-mail?

Entenda a importância de escrever corretamente o texto de um e-mail ao enviar seu currículo em busca de uma vaga de trabalho.

O envio do currículo por e-mail ainda é um dos métodos mais utilizados pelos candidatos na hora de buscar uma vaga de emprego. No entanto, muitos jovens não sabem a importância de fazer um e-mail bem estruturado para chamar a atenção dos recrutadores, seja para um estágio ou o primeiro emprego.

Na hora de enviar um currículo, o texto do corpo do e-mail pode fazer toda a diferença. Para ajudar, confira 5 dicas para enviar seu currículo por e-mail corretamente. 

1. Escreva o corpo do e-mail com cuidado

O corpo do e-mail tem um papel fundamental na hora de enviar um currículo. Ele deve ser breve, mas é preciso citar quem é você e porque o seu currículo deve ser aberto. Veja um roteiro que você pode seguir ao fazer sua apresentação:

Saudação

É necessário começar o e-mail com uma saudação para a pessoa que irá ler. Deve ser breve, concisa e formal. 

Sua apresentação

A apresentação de quem você é também deve ser breve. Coloque seu nome, formação, experiências profissionais (caso tenha) e por que está se candidatando a determinada vaga. Caso não tenha experiências profissionais, pode falar de outras que o qualificam para o cargo, como cursos e trabalhos voluntários. 

Explique, brevemente, como você pode ser um bom diferencial para a vaga e escreva dados específicos da empresa em questão. 

Não coloque o mesmo texto em todos os e-mails que irá mandar. A originalidade pode fazer toda a diferença. 

Conclusão

Para concluir o texto, cumprimente de forma atenciosa e indique sua disponibilidade para uma possível entrevista. 

Não se esqueça de deixar seu contato de telefone, WhatsApp e LinkedIn. Mesmo que já estejam no currículo, é importante reforçar essas informações.

2. Lembre-se do assunto do e-mail

Um recrutador recebe diversos e-mails por dia. Por isso, ele precisa saber exatamente do que se trata seu e-mail para decidir abrir. 

O assunto do e-mail é o primeiro passo para atrair um recrutador. Por isso, ele deve ser conciso, claro e direto. Informe a vaga pretendida e nome da empresa. Por exemplo: “Candidatura para vaga de estágio de engenharia para empresa SA Engenharia”.

3. Cuidado com os anexos

Um detalhe importante é o formato do anexo que você irá enviar seu currículo. Dê preferência para o PDF porque ele é fácil de abrir em diversos dispositivos. Em geral, um formato word (doc/docx) também é bom, mas evite outros formatos. 

Preste atenção também ao tamanho do arquivo para evitar acabar na caixa de spam.

Outra dica interessante é nomear o arquivo de currículo com seu nome e sobrenome para ser mais fácil para a empresa ou o recrutador encontrá-lo depois.

4. Não cometa erros comuns

Ainda, é essencial saber o que não fazer ao enviar um currículo por e-mail: 

  • Nunca envie apenas o currículo em anexo sem um texto no corpo do e-mail.
  • Mantenha sempre o profissionalismo e a educação. Prefira pronomes como “senhor” e “senhora”, nunca “você”.
  • Não seja arrogante ou desesperado, não adicione o sinalizador urgente.
  • Não escreva frases como: “Entre em contato comigo” ou “Esperarei uma resposta sua”.
  • Tenha muita atenção com a gramática e pontuação.
  • Nunca utilize “linguagem de internet” e abreviações.
  • Não envie o anexo em formato de foto, prefira o PDF. 

Se você está em busca de uma vaga para aprendizagem ou estágio o CIEE/PR é o lugar certo! O primeiro passo é realizar seu cadastro aqui no nosso site. Continue de olho no nosso blog para conferir outros assuntos importantes, novidades e dicas sobre o mundo do trabalho.

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.