O Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR) comemorou hoje (dia 14/08) seu 52º aniversário de fundação com um café da manhã para convidados, estando  entre eles autoridades, empresários e dirigentes de  instituições de ensino parceiras nos programas de estágio, aprendizagem e cursos de capacitação para jovens estudantes que buscam  sua inserção no mercado de trabalho.

Ao abrir a solenidade, o presidente do CIEE/PR, Domingos Murta, disse que “aproximadamente 1,5 milhão  de  jovens paranaenses, grande parte deles em situação de vulnerabilidade social ou econômica participaram dos programas oferecidos pela entidade. Viram realizados os seus sonhos de estarem inseridos no mundo do trabalho e, hoje, ocuparem posições de destaque na magistratura, nos poderes legislativo e executivo, no empresariado e na sociedade paranaense em geral”.

 

Presidente do CIEE/PR, Domingos Murta, dando boas-vindas aos convidados.

 

O presidente Murta destacou a  visão avançada dos fundadores e conselheiros do CIEE/PR, em 1967, entre eles Euro  Brandão, Flávio Suplicy de Lacerda e Arnaldo Rebello, a mente aberta  dos ex-governadores Ney  Braga, Pedro Viriato Parigot de Souza e Jayme  Canet Júnior, bem como dos empresários Avelino Vieira, Edmundo Lemanski  e Francisco Cunha Pereira Filho.

Foi destacada também a contribuição dos ex-presidentes Arnaldo Nascimento  Rebello, José Lacerda Júnior, Mário Dias, Werner Egon Schrappe, Fernando Fontana, Sinval Zaidan Lobato Machado, Delly Macedo, Ocyron Cunha, Alcino Miguel de Amorim, Luiz Nicolau Mäder Sunyé, José Ribamar Brasil dos Reis,  Arwed  Kirchgässner e o atual presidente Domingos Murta, como responsáveis pelo crescimento da instituição até o momento.

 

Ex-governador do Paraná, Orlando Pessuti e o Deputado Estadual, Luiz Claudio Romanelli, ambos à esquerda.

 

“O CIEE orgulha-se de ter contribuído com ações filantrópicas e de assistência social e não deixou de atender seu público, primando não só pela qualidade, como também pelo impacto social dos seus programas nas comunidades em que está inserido.”

Atualmente, a instituição administra 4.500 aprendizes, 35 mil estagiários contratados pelas empresas parceiras,  representando aproximadamente 400 mil bolsas-auxílio nos  últimos 12 meses, benefício este de grande efeito socioeconômico para manutenção das despesas pessoais dos próprios estudantes e até de reforço na renda familiar.

 

A partir da esquerda, Fernando Fontana, presidente do Conselho Deliberativo do CIEE/PR;  vice-reitora da UTFPR, Vanessa Ishikawa Rasoto; vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; e Zaki Akel Sobrinho, ex-reitor da UFPR.

 

 

Murta disse ser importante ressaltar, ainda, os convênios de parcerias assinados com o governo do Estado do Paraná, prefeituras de Curitiba e de outros municípios paranaenses, bem como o Tribunal de Justiça do Paraná e o 20º Batalhão de Infantaria Blindado, visando a execução de programas de capacitação de jovens para o mundo do trabalho.

O presidente Murta agradeceu o apoio das empresas e das instituições de ensino parceiras “por acreditarem e valorizarem os programas de estágio e aprendizagem como indutores da nossa juventude na busca de um futuro digno”.

 

À esquerda, Arnaldo Luiz Miró Rebello, reitor da Centro Universitário Curitiba-UNICURITIBA; Domingos Murta, presidente do CIEE/PR; e Paulo Salamuni, representando o senador Oriovisto Guimarães.

 

Gratidão especial foi direcionada, ainda, aos diretores e conselheiros do CIEE Paraná pela dedicação à nobre causa de doação voluntária no apoio aos jovens que querem um lugar ao sol para suas vidas. E encerrou seu discurso dizendo:

“Categoricamente, vou afirmar que a foto dos 52 anos de fundação do CIEE/PR seria descolorida não fossem os membros do valoroso corpo funcional que, além de cumprirem suas obrigações de trabalho se imbuíram do espírito de bem servir o seu semelhante. O CIEE continua transformando vidas e construindo futuros.”

 

Convidados representando vários segmentos da sociedade.

(Esta primeira matéria (I) será complementada com mais duas publicações, abordando a palestra do empreendedor social  Fábio Silva,  discursos, recepção a novos conselheiros e convidados e homenagem ao ex-estagiário Jose Maurino de Oliveira Martins).

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo