CIEE/PR amplia parceria com prefeitura de Curitiba para oportunidade a aprendizes 28 de setembro de 2021 • Notícias Destaques Notícias do CIEEPR Notícias para Empresas Notícias para Estudantes Notícias para Instituições de Ensino Notícias sobre Cursos

Na última sexta-feira (24/09), o presidente do CIEE/PR, Domingos Murta, junto do presidente do Conselho Deliberativo, Fernando Fontana, estiveram na sede da Prefeitura Municipal de Curitiba em cerimônia com presença do prefeito, Rafael Greca; do presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Fabiano Vilaruel e da procuradora Regional do Trabalho da 9ª Região, Drª Mariane Josviak para assinatura do termo de parceria que garante aprendizagem prática para 50 aprendizes, na administração municipal.

Os aprendizes, que têm entre 14 e 18 anos incompletos, serão admitidos na modalidade de cota social, que permite que órgãos públicos recebam adolescentes e jovens contratados por empresas que precisam ter aprendizes, conforme estabelece a lei, mas não possuem local adequado para a experiência prática.

Na cerimônia o prefeito deu boas-vindas aos adolescentes que, no evento, foram representados por Gustavo Rodrigues Cunha, 15 anos, e Amanda Letícia Janeski dos Santos, 17 anos. Os outros jovens contratados acompanharam a cerimônia pelo canal da FAS no YouTube.

“Nós acreditamos na aprendizagem, que é um processo de formação e construção do futuro. Santo Agostinho dizia que o passado já foi, o que existe é só o presente, e se nós fizermos bem feito, haverá o futuro”, disse o prefeito Rafael Greca.

 

Parceria

Com a parceria firmada, os aprendizes serão contratados pela empresa Via Facilities, na ocasião representada por seu gerente do Departamento Pessoal, Cleber Marcelo Vio, que ficará responsável pelo pagamento dos salários, benefícios e o recolhimento de todos os encargos trabalhistas. Com sede em Curitiba, e atuação também no interior e Litoral do Estado, a empresa trabalha na área de asseio e conservação.

Em sua fala, o presidente do CIEE/PR, Domingos Murta, elogiou a iniciativa do empresário. “Você está praticando um ato que deveria ser repetido pela maioria das empresas do Brasil, que têm a obrigação de colaborar e resgatar uma dívida social, principalmente com jovens em situação de vulnerabilidade social”.

Como prevê a Lei da Aprendizagem, os adolescentes participarão de aulas teóricas de aprendizagem para profissionalização, que ficarão sob a responsabilidade do CIEE/PR.

Aprendizagem

O presidente da FAS, Fabiano Vilaruel, agradeceu a parceria do MP, do CIEE/PR e empresários. “Este é mais um momento importante da história da FAS e da Prefeitura porque nós estamos garantindo o direito à profissionalização desses adolescentes”, disse.

A procuradora Regional do Trabalho da 9ª Região, Drª Mariane Josviak, cumprimentou a Via Facilities pela atitude. “Ao usar a legislação, a empresa propicia que mais adolescentes possam ter suas realidades modificadas através do trabalho”, disse.

Participaram também do evento representando a FAS, a supervisora dos Núcleos Regionais, Veranice Vieira de Lara Hayashida, a diretora de Apoio à Empregabilidade da FAS, Melissa Cristina Alves Ferreira, a diretora de Proteção Social Especial, Tatiana Possa, a gerente do Programa Aprendiz, Luciane Hammerschmidt, e o coordenador da Casa do Piá III, Eriques Lima.

Do CIEE/PR estiveram presentes ainda a gerente da Divisão de Capacitação e Cidadania, Simone Paulin, e a supervisora operacional, Ilsis Silva

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo