CIEE-PR comemora 50 anos com homenagens a empresas parceiras – Londrina 24 de agosto de 2017 • Notícias Destaques Notícias do CIEEPR Notícias para Empresas Notícias para Estudantes Notícias para Instituições de Ensino

Dentro da programação comemorativa dos 50 anos de sua fundação, o  Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná homenageou diversas empresas de Londrina  com a entrega do “Troféu Parceiros do CIEE Paraná”. O evento aconteceu hoje (24/08) em café da manhã no Hotel Blue Tree Premium com a presença de autoridades, empresários e dirigentes de instituições de ensino da região,  diretores e colaboradores  da instituição.

Participaram da solenidade o presidente do CIEE/PR, Arwed Kirchgässner, acompanhado dos vice-presidentes Domingos Murta Ramalho e Antônio Barbosa Lemes Júnior; do presidente do Conselho Deliberativo, Fernando Fontana, bem como dos diretores da instituição, Ivo Klug e José Eduardo Moraes Sarmento, e do superintendente da instituição, Paulo Mira.

Na abertura da solenidade, o presidente  Arwed Kirchgässner  disse que nas cinco décadas de atuação,  a entidade  cresceu e se consolidou como referência em programas de estágio, aprendizagem e cursos de capacitação  profissional.

“Para atingir esse objetivo – acentuou – são necessárias ações efetivas que busquem na qualidade um sistema eficiente. No balanço dos 50 anos de atividades, o CIEE/PR destacou-se pelo saldo positivo de inserção de jovens em estágios, com reflexos na concessão de centenas de milhares de bolsas-auxílio que, em grande parte dos casos, é a única renda para o estudante manter-se nos estudos e, por vezes, até  complementar o orçamento familiar. Hoje, em tempos de inquietações políticas e ameaças de destituições de direitos sociais, o CIEE/PR segue avançando. Fatos relevantes marcaram o ano da entidade,caracterizados por muito trabalho, da nossa Diretoria Executiva e da eficaz equipe de colaboradores”.

O presidente do CIEE/PR alinhou, ainda, uma série de eventos comemorativos do cinquentenário, entre eles a realização em Curitiba do “Seminário Sobre as Entidades do Terceiro Setor e Filantrópicas e sua Responsabilidade Social no Brasil.

Presidente do CIEE/PR, Arwed Kirchgässner.

Por sua vez, o presidente do Conselho Deliberativo, do CIEE/PR, Fernando Fontana,, destacou  fatos relevantes na trajetória da instituição que, segundo ele,  precisa projetar suas ações para os próximos 50 anos, com o mesmo objetivo dos fundadores e sucessores de continuar e intensificar  o seu papel social de inclusão das futuras gerações no mercado de trabalho. Fontana ressaltou também aspectos da criação e expansão do CIEE/PR para o interior do estado, inclusive as regiões de Londrina e Maringá incluídas nas homenagens aos parceiros que estão ajudando a construir a história da Instituição.

Presidente do Conselho Deliberativo do CIEE/PR, Fernando Fontana.

Ainda, como convidado especial, o professor Paulo Delgado, coordenador do CIEE Nacional em Brasília, realizou palestra sobre “Educação Brasileira, o Jovem e o Mercado de Trabalho”. Conferencista e consultor nas áreas educacional, politica, empresarial e trabalhista, o palestrante é, também, articulista de vários jornais do país.

Paulo Delgado afirmou que o itinerário dos jovens não pode deixar de conter a valorização  social da formação técnica e profissional. “Nele –frisou – deve estar articulado o interesse do estudante ,do setor produtivo, do empresário e do trabalho como caminho da cidadania autorregulada. Fortalecendo os vínculos do jovem com os estágios profissionais e o contrato de aprendizagem que vier a estabelecer. Vestir a camisa do  estudo, do trabalho e do emprego  como o CIEE  de vocês a veste nos jovens paranaenses  há 50 anos”.

Professor Paulo Delgado, coordenador do CIEE Nacional em Brasília.

Fundação

O CIEE/PR foi fundado em 14 de agosto de 1967 por iniciativa de um grupo de professores e empresários, então preocupados  com o distanciamento entre a formação teórica  do estudante na escola  e a  capacitação prática para acesso ao mercado de trabalho.

Como associação civil sem fins lucrativos, de utilidade pública e reconhecida como Entidade Beneficente de Assistência Social pelo Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS – o CIEE/PR disponibiliza os programas de estágio (para  estudantes acima de 16 anos de idade) e aprendiz  (para  jovens entre 14 e 24 anos de idade), além dos  cursos  livres de capacitação  para o trabalho.

Desde  a fundação,  dezenas de milhares de estudantes foram  encaminhados pelo CIEE/PR para estágio nas empresas parceiras. Muitos tornaram-se profissionais bem-sucedidos que hoje ocupam  posições de destaque em  grandes organizações corporativas, na Magistratura, nos Poderes Legislativo e Executivo, evidenciando os benefícios da formação acadêmica complementada pela prática no ambiente de trabalho.

O  estágio é o primeiro passo para o estudante adquirir experiências que o ajudarão a ter  acesso ao futuro  emprego.

Homenageados

Foram  homenageadas com o Troféu Parceiros do CIEE Paraná diversas empresas e instituições de ensino de Londrina  como reconhecimento à contribuição que vêm prestando para inserção de jovens no mercado de trabalho, através dos programas de estágio e aprendiz.  O troféu foi criado em 2014 pelo escultor Luiz Gagliastri e representa uma figura humana estilizada na forma de um guerreiro com uma lança que expressa a solidez de suas atitudes. Junto ao coração, o escudo com a logomarca do CIEE caracteriza o motivo que impulsionou a sua conquista.

São elas: Agrícola Jandele, representada pelo gerente Gualter Guimarães Godinho; Moinho Globo Alimentos – diretor Giancarlo Ventureli; Sandoz do Brasil, representada pela gerente  de RH Alessandra Estima; Vectra Construtora, representada por Ricardo Eiti Yamaguchi; Universidade Estadual  de Londrina (UEL), representada pela Pró-Reitora de  Graduação, professora Sueli Edi Rufino; e UNOPAR, representada pelas professoras Flávia Pelissari Pomin Frutos e Maria Isabel Andrade Cogo.

Homenageados com o Troféu “Parceiros do CIEE/PR”, juntamente com Diretores do CIEE/PR.

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo