CIEE/PR completa 53 anos de história no estado

O CIEE/PR

Através da iniciativa de um grupo de educadores e empresários preocupados com o descompasso entre a formação profissional e a capacitação do estudante para ingressar no mercado de trabalho, no dia 14 de agosto de 1967 foi fundado o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná – CIEE/PR, entidade comprometida com a inserção e qualificação de jovens para o mundo do trabalho. Entre os fundadores e conselheiros, destacam-se: os ex-governadores Ney Braga, Pedro Viriato Parigot de Souza e Jayme Canet Júnior; Francisco Cunha Pereira Filho; Avelino Antônio Vieira; Cândido Manoel Martins de Oliveira; Cecílio do Rego Almeida; Edmundo Lemanski; Euro Brandão; Flávio Suplicy de Lacerda; Ivo Klug; João Chede; José Wanderley Dias; Máximo João Kopp; Noel Lobo Guimarães; Odebal Bond Carneiro; Pedro Prosdócimo; Véspero Mendes; e os ex-presidentes Arnaldo Nascimento Rebello, José Lacerda Júnior, Mário Dias; Werner Egon Schrappe, F. Fernando Fontana, Sinval Zaidan Lobato Machado, Dely Machado Macedo, Ocyron Cunha, Alcino Miguel de Amorim, Luiz Nicolau Mäder Sunyé, José Ribamar Brasil dos Reis, Arwed B. Kirchgässner e o atual presidente Domingos Tarço Murta Ramalho.

Desde 1967, mais de 1,5 milhão de estudantes passaram pelos programas do CIEE/PR, ocupando hoje posições de destaque na magistratura, nos poderes legislativo e executivo, no empresariado, na sociedade paranaense em geral.

O Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná está presente em todo o Estado, com uma rede de 37 unidades operacionais. Possui dezenas de títulos municipais de Utilidade Pública, além de idêntico reconhecimento pelo governo estadual. Tem ainda registros nos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente em mais de 100 municípios e também nos Conselhos Municipais de Assistência Social, em mais de 90 municípios.

 

O CIEE/PR desenvolve os seguintes programas:

  • Programa de Aprendizagem

O CIEE/PR atua na capacitação de jovens para o trabalho por meio do Programa de Aprendizagem, previsto na Lei nº. 10.097/2000, destinado a adolescentes e jovens com idade entre 14 e 24 anos. Atualmente as capacitações dos aprendizes ocorrem nas áreas, tais como: Serviços Administrativos; Produção Industrial; Comércio e Varejo; Varejo e Supermercado; Telesserviços/Telemarketing.

  • Programa de Estágio

Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.

  • Programas Sociais

Jovem em Ação: É um programa social gratuito, destinado a jovens com idade entre 14 e 22 anos, realizado em 4 encontros que têm como foco a promoção da cidadania e da capacitação profissional, a fim de oportunizar o desenvolvimento da empregabilidade, a geração de renda e o fortalecimento dos vínculos familiares.

Família em Ação: É um programa social também gratuito que ocorre em 1 encontro, voltado especialmente aos pais e/ou responsáveis dos jovens. O encontro tem como objetivo repassar conceitos e orientações para uma reflexão sobre o papel da família na formação do caráter, do cidadão e do protagonismo dos filhos na vida pessoal e profissional.

  • Cursos Livres de Capacitação

Por meio dos Cursos Livres, o CIEE/PR oferece desde 2004, gratuitamente, vários cursos, palestras e oficinas em diversos municípios do Estado. O objetivo principal é incentivar o aperfeiçoamento pessoal e profissional dos participantes, capacitando para o ingresso no mundo do trabalho. O programa contempla estudantes cadastrados no CIEE/PR, e da comunidade geral, em especial os jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

 

RESULTADOS ALCANÇADOS

O CIEE/PR já ultrapassou a marca de 1,5 milhão de participantes nos programas de aprendizagem, estágio, cursos livres e demais programas sociais oferecidos pela entidade.

Dados de dezembro de 2019:

  • 33.657 estagiários, média mensal;
  • 4.689 aprendizes contratados;
  • 26.384 mil participantes nos cursos de capacitação;
  • 3.052 participantes no Programa Jovem em Ação;
  • 6.143 participantes no Programa Família em Ação.

 

CIEE/PR, 53 anos transformando futuros.



Os comentários estão desativados.

-->