CIEE/PR participa de reunião com o Conselho Estadual de Juventude do Paraná 20 de fevereiro de 2020 • Notícias Destaques Notícias do CIEEPR Notícias para Empresas Notícias para Estudantes Notícias para Instituições de Ensino Notícias sobre Cursos

Na última segunda-feira (17/02) o presidente do Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná, Domingos Murta, juntamente com o superintendente executivo da entidade, Paulo Mira, estiveram reunidos no Palácio das Araucárias com o vice-presidente do Conselho Estadual de Juventude, Marcos Willian Loiola da Costa e demais representantes do Conselho para debater o acesso dos jovens no mundo do trabalho através dos Programas de Aprendizagem e Estágio.

Murta fez uma breve apresentação do CIEE/PR e seus programas, bem como sua amplitude no atendimento aos jovens em todo estado do Paraná, que desde a sua fundação, já beneficiou mais de 1,5 milhão de estudantes.

De que forma o CIEE/PR faz:

Para melhor preparar os adolescentes e jovens, o CIEE/PR dispõe de três programas, que são os pilares que sustentam o trabalho desenvolvido juntos aos estudantes: Os Programas de Aprendizagem, Estágio e os Programas Sociais.

Programa de Aprendizagem: Desenvolvido em conformidade com a Lei 10.097/2000, possibilita, através de um contrato especial com vínculo empregatício e com prazo determinado, a inserção de adolescentes e jovens no mundo do trabalho.  Podem ser aprendizes os adolescentes e jovens com idades entre 14 e 24 anos, regularmente matriculados no Ensino Fundamental, Ensino Médio ou que tenham concluído o Ensino Médio.

Programa de Estágio: Disciplinado pela Lei 11788/2008, é um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente laboral, que visa à preparação para o trabalho produtivo de estudantes que estejam matriculados e frequentando o ensino regular em instituições de ensino. Para os estudantes, é a primeira fonte de experiência para enfrentarem os desafios no mundo do trabalho. Podem ser estagiários, estudantes com idade igual ou superior a 16 anos.

Por meio dos Programas Sociais, o CIEE/PR oferece gratuitamente vários cursos, palestras e oficinas em diversos municípios do Estado, para melhor preparar aqueles que estão em busca de uma oportunidade ou recolocação no mundo do trabalho.

Além dos Cursos de Capacitação, desenvolve também os Programas “Jovem em Ação” e “Família em Ação”, que tem como foco a promoção da cidadania, capacitação profissional e o fortalecimento de vínculos familiares, além de repassar conceitos e orientações sobre o papel da família na formação dos adolescentes e jovens.

O CIEE/PR tem tido um papel fundamental na vida de milhares de jovens que encontram nos programas de aprendizagem, estágio e programas sociais, meios e estímulos para continuarem estudando e assim mudarem a perspectiva de suas vidas, sendo capacitados para exercer sua futura profissão”.

 

À esquerda: vice-presidente do Conselho Estadual de Juventude, Marcos Willian Loiola da Costa; presidente do CIEE/PR, Domingos Murta; superintendente executivo do CIEE/PR, Paulo Mira e representantes do Conselho Estadual de Juventude.

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo