O racismo e a discriminação não podem ser tolerados em nenhum lugar – muito menos no ambiente de trabalho. É preciso enfrentar esse problema de frente e com firmeza. Para isso, elencamos algumas atitudes que podem contribuir para um ambiente de trabalho livre de preconceitos. 

Liberdade de expressão não dá carta branca para o preconceito

As pessoas são livres para emitir opiniões. Em um ambiente de trabalho saudável, esse comportamento inclusive é incentivado. Porém, é preciso tomar bastante cuidado para não confundir liberdade de expressão com liberdade para dizer o que quiser, sem consequências. Injúria racial é crime e deve ser tratada com tal, seja no trabalho, na faculdade ou em qualquer lugar.

Seja claro e firme

Se você estiver em uma posição de liderança, deixe muito claro para sua equipe que o racismo e qualquer outra forma de discriminação não são aceitos ali. Trabalho em equipe só é possível com respeito, solidariedade e empatia, valores totalmente contrários ao racismo.

Aja com rigor e agilidade

Caso você presencie ou receba o relato de um caso de racismo, o melhor a se fazer é agir prontamente. Se for o caso, repasse a informação para um superior. Se não, aja você mesmo para garantir que os responsáveis sejam punidos, seja com advertências, afastamentos ou respondendo à justiça, dependendo do caso.

Promova a empatia

Além de confrontar o racismo, uma boa estratégia é tentar promover a empatia entre os funcionários e colaboradores. Palestras, conversas e atividades podem ajudar a promover uma mudança de comportamento e uma visão mais abrangente de mundo.

 

O CIEE/PR defende uma sociedade livre de qualquer tipo de preconceito. Navegue em nosso site e veja o que podemos fazer para ajudar você a ingressar no mundo do trabalho!

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo