Comunicação, respeito e responsabilidade são características que precisam ser desenvolvidas diariamente para que um bom ambiente de trabalho seja construído

Uma das principais formas de crescer e se desenvolver como profissional é cultivar boas relações de trabalho. Essa, porém, nem sempre é uma tarefa fácil. Construir e estar inserido em um ambiente de trabalho saudável e positivo é uma tarefa que exige paciência e comprometimento de toda a equipe.

Se você deseja fazer sua parte para ter boas relações com seus colegas, superiores e subordinados, aqui estão algumas dicas preciosas:

Assuma suas responsabilidades

A primeira coisa a se fazer para gerar confiança dentro do ambiente de trabalho é assumir as suas responsabilidades. Isso vale tanto para as tarefas que são destinadas a você quanto aos erros que eventualmente vão acontecer. Uma equipe entrosada pode compartilhar afazeres e equívocos, mas é importante assumir o que é de sua responsabilidade e não colocar nada nas costas de seus colegas, para que os outros vejam que podem confiar em você.

Todos são iguais – mesmo que a hierarquia não demonstre

Tratar todos como iguais é um conselho que deve ser levado para a vida, mas é ainda mais importante no mundo do trabalho, onde é comum que a hierarquia dentro das empresas acabe nos fazendo esquecer desse princípio. Funcionários, subordinados, chefes e sócios devem ser todos tratados com respeito. Qualquer coisa que fuja disso pode ser considerada assédio moral – principalmente quando acontece de cima para baixo na hierarquia da empresa.

Transparência na comunicação

Falar e escrever com clareza, de modo que todos entendam suas ideias, é um passo fundamental – e muitas vezes subestimado – no caminho para se ter relações positivas no trabalho. Mal entendidos e ruídos na comunicação podem causar problemas maiores com o tempo, então investir nesse atributo é um exercício muito importante. 

Respeite o tempo do outro

Pessoas são diferentes. Isso significa que elas possuem características variadas. Dentro do ambiente do trabalho, essa diversidade pode significar um tempo diferente para executar tarefas, entender processos e se desenvolver como profissionais. Esse tempo de cada um deve ser respeitado para que conflitos sejam evitados e todos consigam trabalhar em harmonia.

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