Como decidir que curso fazer na faculdade? 5 de maio de 2020 • Notícias Destaques Notícias do CIEEPR Notícias para Estudantes Notícias para Instituições de Ensino

Escolher qual profissão seguir é uma das escolhas mais difíceis que temos a fazer. Essa decisão irá influenciar o nosso futuro e ter repercussões importantes durante toda nossa vida, por isso deve ser feita com calma e muita informação. Veja algumas dicas que podem ajudar nesse momento:

Defina bem seus interesses

As pessoas normalmente gostam de muitas coisas diferentes. Deixe registrado para si mesmo quais são as áreas que lhe interessam – seja devido a alguém que você conhece, um texto que você leu ou por qualquer razão. Nossos interesses podem ser difusos e inexplicáveis, mas sempre há uma razão lógica para eles existirem.

Faça testes vocacionais

Testes vocacionais ajudam a definir suas aptidões e suas qualidades. São aliados muito importantes, que não devem ser desconsiderados. Muitas vezes, nossos interesses podem não coincidir com as nossas habilidades ou características. É em um teste vocacional que você pode descobrir se o que você gosta (ou pensa que gosta) de fazer é aquilo que está mais apto a fazer. 

Converse com profissionais da área

Uma boa forma de saber o que espera por você na área que você gosta é conversar com profissionais experientes. Você pode tirar dúvidas como a carga horária média de trabalho, as possibilidades de crescimento na carreira, os melhores locais para trabalhar, entre várias outras.

Pesquise sobre o mercado de trabalho

Para se aprofundar ainda mais, pesquise bastante sobre o mercado de trabalho e as possibilidades da profissão (ou das profissões) em que está interessado. Vivemos em um mundo em constante movimento, com novos mercados surgindo e outros diminuindo ou desaparecendo. Explorar novas possibilidades pode ser uma opção vantajosa.

Com essas informações, fica muito mais fácil fazer a sua escolha. Pense bem, tome a sua decisão e siga!

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo