Veja algumas dicas para aliviar a tensão da entrevista e tornar a conversa mais espontânea e efetiva

Entrevistas de emprego normalmente são situações que podem gerar ansiedade e estresse. Afinal, é um momento importante tanto para o entrevistado, que busca uma colocação no mundo do trabalho, quanto para o entrevistador, que busca um novo talento para a empresa. Com isso, ao invés de ambos os lados conhecerem um ao outro e suas afinidades, acabam tendo perguntas e respostas protocolares, sem de fato responder o que é fundamental.

Uma boa forma de evitar que isso aconteça é “humanizar” a entrevista. Mas o que isso significa na prática?  Veja abaixo algumas dicas para melhorar as entrevistas de emprego para todos os envolvidos:

Ambiente amistoso e livre de julgamentos

Em primeiro lugar, uma boa entrevista passa por tranquilizar o candidato. É preciso dar mostras de que ele é bem-vindo ali e que aquela é uma conversa amigável, sem cobranças. Afinal, o objetivo não é intimidar ninguém, mas sim buscar compatibilidades e incompatibilidades entre as expectativas da pessoa e o que a empresa precisa, buscando um denominador comum entre os dois.

Em busca da espontaneidade

É claro que o tempo de uma entrevista é curto para tentar de fato conhecer uma pessoa, seus hábitos, sua forma de trabalhar, etc. Porém, nós chegamos mais perto desse objetivo quando conseguimos ter uma conversa mais espontânea. Para isso, é preciso ir além das respostas padrão que candidatos normalmente dão nestes momentos. Boas opções são tentar aprofundar as perguntas e compartilhar experiências próprias. Mas sem exageros: nunca é uma boa ideia invadir a intimidade das pessoas ou forçar alguma resposta que elas não querem dar.

Afinidades na entrevista

Por fim, é importante lembrar que não só a empresa deve ficar satisfeita com os resultados da contratação, mas o candidato também deve gostar do emprego caso seja contratado. Por isso, uma das coisas mais importantes da entrevista é buscar afinidades entre o que a pessoa pensa e os valores da empresa, seus métodos de trabalho, seus objetivos, etc. Essa troca pode ajudar a conversa a fluir mais naturalmente e de forma sincera e honesta. 

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo