Nossos locais de trabalho costumam ser ambientes plurais e diversos. Pessoas de diferentes gerações, crenças e estilos de vida interagem no dia a dia e devem trabalhar em conjunto para garantir entregas satisfatórias e a harmonia da equipe. 

Mas colocar pessoas tão diferentes para andarem na mesma direção nem sempre é tarefa fácil. Muitas vezes, essas diferenças podem se tornar barreiras intransponíveis, prejudicando a empresa e os funcionários. Para garantir que a comunicação interna atinja todas as pessoas, é preciso tomar alguns cuidados: 

Evite estereótipos

A primeira coisa que devemos evitar para ter um ambiente de trabalho harmônico é nos basear em estereótipos e preconceitos, ideias pré-concebidas sobre as pessoas baseadas em aspectos como gênero, cor da pele, orientação sexual e idade. O ideal é ter a mente aberta e não fazer nenhum julgamento precipitado.

Entenda como se comunicar com cada geração

Com a mente livre de preconceitos, fica mais fácil entender como se comunicar de forma mais efetiva com pessoas de gerações diferentes. É possível, inclusive, que você tenha que adaptar sua fala, seja pessoalmente, por telefone, mensagens, e-mail, etc, para fazer com que sua mensagem seja compreendida com mais facilidade. 

Escute as pessoas

Para conseguir fazer essas adaptações, é importante sempre dar ouvidos aos outros para entender como eles se comunicam, qual é seu ritmo e o que eles esperam. Caso você esteja em um cargo de gestão, tente ao máximo personalizar sua relações com seus subordinados. Isso faz com que cada membro da sua equipe sinta-se importante e respeitado na sua individualidade.

Aproveite as habilidades da sua equipe multigerações

Embora seja desafiador, ter uma equipe com diferentes gerações trabalhando em conjunto pode ser uma vantagem se bem aproveitada. Pessoas com idades e tempo de serviço diferente podem oferecer qualidades como experiência, ânimo, disposição, criatividade, conhecimento, entre várias outras. Ter esse tipo de conjunto de habilidades pode ajudar no crescimento tanto da empresa quanto de cada indivíduo.

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo