Em tempos de isolamento social, manter os estudos em dia é fundamental – ainda mais se você está se preparando para o vestibular, Enem ou outro exame importante. Porém, fazer isso de casa pode ser uma tarefa difícil. Além das distrações corriqueiras, como as redes sociais e o celular, há ainda as distrações comuns a qualquer lar, ainda mais quando a família toda está ficando em casa.

O Blog do CIEE/PR separou algumas dicas para tentar ajudar você a se manter concentrado nos estudos neste momento. Confira:

Vá para um espaço adequado

Estudar em um ambiente que ajude a manter a concentração é muito importante. Um local arejado, iluminado, perto de uma janela e livre de barulho é o ideal. Caso não consiga se concentrar no seu quarto, onde você normalmente tem atividades de lazer ou de descanso, vá para um ambiente diferente da casa. O importante é encontrar um lugar que faça sentido para você, com uma cadeira confortável e uma superfície plana para colocar os materiais que você precisa.

Siga uma rotina

A maneira mais fácil de dispersar e perder o foco é não ter uma rotina definida. Sem seguir um ritual de estudos, é fácil deixar as coisas para depois. Assim, as matérias se acumulam e você pode não dar conta de tudo. Defina horários e tente segui-los a risca, lembrando sempre de ter intervalos regulares para não prejudicar sua circulação, postura e visão. A cada hora sentado, levante, alongue-se e descanse por 15 minutos.

Foque no seu conhecimento, não nas notas

Esse é um conselho válido para qualquer momento: embora vestibulares, escolas, faculdades e todo o nosso sistema de ensino seja baseado em notas, especialistas afirmam que é muito mais fácil aprender se focamos no nosso conhecimento, e não nas notas. Isso pode ajudar a diminuir o estresse e as distrações na hora dos estudos, já que eles passam a ser muito mais interessantes quando você realmente quer saber sobre o que está estudando.

Exercite-se

Fazer exercícios físicos faz bem não só para o corpo, mas também para a mente. Além de aumentar nosso foco, exercícios regulares também diminuem os níveis de estresse e ansiedade, ajudando a manter a tranquilidade na hora de focar nos livros.

Seguindo essas dicas, fica muito mais fácil manter a concentração e aproveitar o isolamento para melhorar seu conhecimento e se manter em dia com os estudos.

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo