Como se destacar em uma dinâmica de grupo de estágio 29 de março de 2019 • Notícias Destaques Notícias do CIEEPR Notícias para Estudantes Notícias para Instituições de Ensino

Como se destacar em uma dinâmica de grupo de estágio

Muito comum no processo de seleção para estágio, a dinâmica de grupo tende a ser decisiva na seleção do candidato

Você sabia que as dinâmicas de grupo têm um peso muito grande na contratação de estagiários? Atualmente, não basta ir bem somente na entrevista, é preciso se destacar em todos os processos que antecedem a contratação.

Contudo, muitos estudantes acabam perdendo vagas por cometer alguns deslizes durante essa dinâmica. Tentar fingir ser alguém que você não é, comportar-se de forma grosseira e inadequada e tratar a atividade como uma competição são alguns dos erros mais comuns.

O que fazer na dinâmica em grupo?

Alguns candidatos tentam fantasiar um perfil e adequar-se a ele. Entretanto, isso não é nada recomendado, pois a dinâmica em grupo serve para você mostrar suas qualidades e características reais.

Tenha autoconhecimento

Quando você sabe seus pontos fortes e fracos, você possui um autoconhecimento muito grande. Dessa forma, em uma dinâmica, é bem provável que em determinadas tarefas você descubra a melhor forma de se destacar.

Caso você tenha a característica de falar bem em público, poderá se voluntariar para alguma tarefa que exija essa qualificação. Dessa forma, você acaba ganhando pontos por uma qualidade que é sua.

Demonstre humildade

Uma das características muito positivas em uma dinâmica em grupo é, além de exaltar suas qualidades, reconhecer o valor das ideias e das propostas de outros candidatos.

Essa é uma ótima forma de demonstrar humildade, empatia e profissionalismo. Nem sempre nossas ideias são as melhores e, por isso, saber trabalhar na proposta de outra pessoa e em grupo é ótimo para sua imagem.

Senso crítico

É importante ressaltar que você precisa ter senso crítico para analisar todas as informações dispostas durante as atividades propostas pela empresa.

O motivo disso é que, ao fazer essa seleção de informações, você deve saber separar o que é, de fato, necessário e o que não é.

Curiosidade intelectual

Você precisa buscar informações sobre a empresa, o mercado em que ela atua, seu ambiente de trabalho e pelos funcionários que lá trabalham.

Caso a dinâmica exija certo conhecimento sobre a empresa, ter essas informações na ponta da língua é primordial.

Não é tão difícil se destacar em uma dinâmica em grupo, não é mesmo? São pequenas atitudes durante as atividades que fazem você ser notado no meio da multidão!