Como se preparar adequadamente para conseguir o primeiro emprego | CIEE/PR - Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná 

Como se preparar adequadamente para conseguir o primeiro emprego

Com a alta competitividade do mundo do trabalho, é essencial estar preparado para conquistar a primeira oportunidade

 

Não é novidade para ninguém que o mundo do trabalho está cada vez mais competitivo. As pessoas estão se preparando mais e as empresas exigindo qualificações, perfis arrojados e qualidades essenciais em um ambiente dinâmico.

Para quem está em busca do primeiro emprego, é muito importante saber quais caminhos seguir, visando tornar essa prospecção mais fácil e menos dolorosa.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem ajudar a passar por esse momento com mais naturalidade.

Não fique parado!

A primeira dica é deixar o comodismo de lado. Sabemos que não possuir uma rotina de trabalho ou que exija comprometimento com horários, prazos e demandas nos deixa um pouco desconexo da agitação cotidiana.

Porém, você deve aproveitar o tempo livre para se profissionalizar. O primeiro emprego geralmente requer algumas habilidades específicas que você pode conquistar enquanto possui algumas horas livres no dia.

Cursos de inglês, informática, oratória e aquele que for mais voltado para sua área podem ajudar.

Prepare-se para a entrevista

Se você chegou até a fase de entrevista, saiba que ela pode definir tudo. Por isso, é muito importante controlar o nervosismo e saber responder as perguntas adequadamente, sempre mantendo a calma e fugindo dos clichês.

As perguntas geralmente seguem um padrão e, por isso, os recrutadores costumam esperar respostas semelhantes. Dessa forma, procure evitar respostas que possam te colocar no mesmo patamar dos outros concorrentes.

Pesquise sobre a empresa

Não adianta nada ser chamado para a entrevista e não fazer ideia do que a empresa faz. É essencial saber o máximo sobre ela, portanto, pesquise tudo que puder na internet.

Os recrutadores avaliam positivamente um candidato que demonstra conhecimento sobre a empresa e já se mostra interessado no ramo que ela atua. Essa atitude faz com que você aproxime-se mais de ser um dos escolhidos.

Estabeleça uma meta

É importante ser ambicioso se quiser chegar longe em seus objetivos, entretanto, é preciso saber que o primeiro emprego nem sempre é tudo que sonhamos.

Essa primeira oportunidade será sua porta de entrada para o mundo do trabalho, a partir dela você poderá galgar novos degraus e atingir seus objetivos. Se questionado na entrevista sobre planos futuros, conte sobre sua meta, os empregados apreciam candidatos determinados e que possuem um plano de carreira.

Como você pôde ver, é muito importante se preparar adequadamente para que o desafio do primeiro emprego seja superado e alcançado com sucesso. Por isso, avalie nossas dicas e faça delas um ponto de partida.

 

O CIEE/PR possui diversos CURSOS GRATUITOS que podem ser realizados por qualquer pessoa que deseje enriquecer ainda mais o seu currículo! Confira a programação deste mês clicando AQUI.

 



Os comentários estão desativados.

-->