As características de um grande líder podem ser treinadas e desenvolvidas, saiba quais são elas e o que fazer para desempenhar bem um papel de liderança

 

Toda empresa busca as características de um líder quando busca novos profissionais. Ser um líder significa ter a capacidade de se comunicar bem e de forma clara, mostrar segurança e confiança e inspirar quem está ao seu redor. Mas como fazer isso? É preciso nascer com essas características? Não necessariamente.

Cada um de nós tem a sua personalidade, mas é possível desenvolver, com tempo e dedicação, algumas características que podem fazer de você um ótimo líder. Veja algumas dicas:

Comunicação é a chave

É impossível ser um bom líder sem conseguir passar ideias claras para seus colegas. Uma das principais funções de um líder, principalmente em cargos de chefia ou gerência, é saber delegar tarefas – não dá para querer fazer tudo sozinho. Se você não souber passar de maneira objetiva e clara o que deve ser feito, além do serviço não ser feito da forma correta, as pessoas não terão confiança na sua capacidade. 

Da mesma forma, é papel de um líder resolver problemas dentro do ambiente de trabalho, e boas conversas são essenciais para que isso seja feito. Passar feedbacks, positivos ou negativos, deve ser algo feito com naturalidade.

Empatia e responsabilidade

Uma das principais características de um líder é entender o que seus subordinados estão fazendo, pelo que estão passando e quais são seus problemas. A empatia é um dos bens mais valiosos dentro de um ambiente de trabalho. 

Um líder deve se colocar na pele das pessoas ao seu redor, e isso significa “colocar a mão na massa” junto a elas. Isso mostra compromisso, garante o respeito dos colegas e dá o exemplo.

Outra característica importante é assumir a responsabilidade pelo desempenho das outras pessoas, incluindo falhas e erros. Seus liderados precisam ter confiança de que podem contar com você.

Pense o que os outros não estão pensando

Um líder deve sempre estar um passo à frente. Por isso, é importante pensar “fora da caixa”. Na hora de buscar soluções para problemas, todos esperam que a pessoa no cargo de liderança tome a iniciativa e procure os melhores caminhos – ou delegue para quem pode fazer isso da melhor forma.

A criatividade é importante nesses momentos, mas ainda mais importante é ter a capacidade de juntar a equipe em torno do objetivo, de modo que as melhores ideias não sejam desperdiçadas, mas sim usadas nas soluções dos problemas.

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo