Como ser um bom líder?

As características de um grande líder podem ser treinadas e desenvolvidas, saiba quais são elas e o que fazer para desempenhar bem um papel de liderança

 

Toda empresa busca as características de um líder quando busca novos profissionais. Ser um líder significa ter a capacidade de se comunicar bem e de forma clara, mostrar segurança e confiança e inspirar quem está ao seu redor. Mas como fazer isso? É preciso nascer com essas características? Não necessariamente.

Cada um de nós tem a sua personalidade, mas é possível desenvolver, com tempo e dedicação, algumas características que podem fazer de você um ótimo líder. Veja algumas dicas:

Comunicação é a chave

É impossível ser um bom líder sem conseguir passar ideias claras para seus colegas. Uma das principais funções de um líder, principalmente em cargos de chefia ou gerência, é saber delegar tarefas – não dá para querer fazer tudo sozinho. Se você não souber passar de maneira objetiva e clara o que deve ser feito, além do serviço não ser feito da forma correta, as pessoas não terão confiança na sua capacidade. 

Da mesma forma, é papel de um líder resolver problemas dentro do ambiente de trabalho, e boas conversas são essenciais para que isso seja feito. Passar feedbacks, positivos ou negativos, deve ser algo feito com naturalidade.

Empatia e responsabilidade

Uma das principais características de um líder é entender o que seus subordinados estão fazendo, pelo que estão passando e quais são seus problemas. A empatia é um dos bens mais valiosos dentro de um ambiente de trabalho. 

Um líder deve se colocar na pele das pessoas ao seu redor, e isso significa “colocar a mão na massa” junto a elas. Isso mostra compromisso, garante o respeito dos colegas e dá o exemplo.

Outra característica importante é assumir a responsabilidade pelo desempenho das outras pessoas, incluindo falhas e erros. Seus liderados precisam ter confiança de que podem contar com você.

Pense o que os outros não estão pensando

Um líder deve sempre estar um passo à frente. Por isso, é importante pensar “fora da caixa”. Na hora de buscar soluções para problemas, todos esperam que a pessoa no cargo de liderança tome a iniciativa e procure os melhores caminhos – ou delegue para quem pode fazer isso da melhor forma.

A criatividade é importante nesses momentos, mas ainda mais importante é ter a capacidade de juntar a equipe em torno do objetivo, de modo que as melhores ideias não sejam desperdiçadas, mas sim usadas nas soluções dos problemas.



Os comentários estão desativados.

-->