Como sua autoestima pode influenciar na busca por uma vaga de emprego? 21 de janeiro de 2020 • Notícias Destaques Notícias do CIEEPR Notícias para Empresas Notícias para Estudantes Notícias para Instituições de Ensino Notícias sobre Cursos

Como sua autoestima pode influenciar na busca por uma vaga de emprego?

A imagem que temos de nós mesmos pode fazer toda a diferença na nossa carreira. Veja como melhorar a sua

O que nós pensamos de nós mesmos pode ser mais importante do que você imagina. Estar com a autoestima em dia, sem ter pensamentos negativos ou pessimistas sobre si mesmo, é uma das partes mais importantes na hora de procurar emprego. Quanto mais confiante você estiver se sentindo, melhores serão suas entrevistas e a impressão que você deixará nas empresas.

Mas nem sempre é fácil se sentir assim. Uma busca incessante e sem sucesso por emprego, por exemplo, pode ser bastante desgastante e minar nossa confiança, sem contar outros fatores que podem fazer com que nós desanimemos. Para evitar que isso influencie negativamente na sua carreira, veja abaixo algumas dicas que podem ajudar:.

Evite pensamentos negativos

Confiança é algo que construímos com o tempo. Para alguns é mais fácil mostrar confiança, enquanto que, para outros, a insegurança é muito maior.  Trabalhar a confiança é fundamental para ter uma autoestima em alta. Para isso, tente evitar escutar aqueles pensamentos pessimistas, autodepreciativos e negativos.

Se considerar necessário, procure ajuda profissional para isso.

Não antecipe problemas

A pior coisa que alguém pode fazer para piorar seus problemas de confiança e autoestima é antecipar problemas e pensar demais neles. A ansiedade pode ser a maior inimiga de quem se prepara para uma entrevista. Preocupar-se demais com a busca por emprego é contraproducente e certamente vai prejudicar seu desempenho. Por isso, tente relaxar e encarar cada entrevista como uma oportunidade para mostrar do que você é capaz.

Não se compare

Um erro muito comum que pode minar nossa autoestima é constantemente nos compararmos com as outras pessoas. Aquele primo que passou em um concurso ou um amigo do ensino médio que está morando fora do país sempre parecerão mais felizes e realizados, mas é importante lembrar que cada um de nós tem seus próprios problemas, lutas e provações. Esforce-se para ser o melhor que você pode ser, não como os outros.

Aprenda a lidar com falhas e insucessos

Autoestima tem a ver com a imagem que temos de nós mesmos perante o mundo. Quando falhamos, erramos e não temos sucesso imediato, é fácil de acreditar que o problema somos nós. A insegurança pode distorcer a realidade e nos fazer acreditar que somos muito piores do que realmente somos. Saber lidar com rejeições e insucessos é um dos passos mais importantes que você pode dar para ter uma carreira de sucesso.

O CIEE/PR oferece cursos gratuitos que ajudam você a se aprimorar, se sentir melhor consigo mesmo e facilitar sua inserção no mundo do trabalho. Confira aqui a programação completa e se inscreva!