Como sua autoestima pode influenciar na busca por uma vaga de emprego? 21 de janeiro de 2020 • Notícias Destaques Notícias do CIEEPR Notícias para Empresas Notícias para Estudantes Notícias para Instituições de Ensino Notícias sobre Cursos

A imagem que temos de nós mesmos pode fazer toda a diferença na nossa carreira. Veja como melhorar a sua

O que nós pensamos de nós mesmos pode ser mais importante do que você imagina. Estar com a autoestima em dia, sem ter pensamentos negativos ou pessimistas sobre si mesmo, é uma das partes mais importantes na hora de procurar emprego. Quanto mais confiante você estiver se sentindo, melhores serão suas entrevistas e a impressão que você deixará nas empresas.

Mas nem sempre é fácil se sentir assim. Uma busca incessante e sem sucesso por emprego, por exemplo, pode ser bastante desgastante e minar nossa confiança, sem contar outros fatores que podem fazer com que nós desanimemos. Para evitar que isso influencie negativamente na sua carreira, veja abaixo algumas dicas que podem ajudar:.

Evite pensamentos negativos

Confiança é algo que construímos com o tempo. Para alguns é mais fácil mostrar confiança, enquanto que, para outros, a insegurança é muito maior.  Trabalhar a confiança é fundamental para ter uma autoestima em alta. Para isso, tente evitar escutar aqueles pensamentos pessimistas, autodepreciativos e negativos.

Se considerar necessário, procure ajuda profissional para isso.

Não antecipe problemas

A pior coisa que alguém pode fazer para piorar seus problemas de confiança e autoestima é antecipar problemas e pensar demais neles. A ansiedade pode ser a maior inimiga de quem se prepara para uma entrevista. Preocupar-se demais com a busca por emprego é contraproducente e certamente vai prejudicar seu desempenho. Por isso, tente relaxar e encarar cada entrevista como uma oportunidade para mostrar do que você é capaz.

Não se compare

Um erro muito comum que pode minar nossa autoestima é constantemente nos compararmos com as outras pessoas. Aquele primo que passou em um concurso ou um amigo do ensino médio que está morando fora do país sempre parecerão mais felizes e realizados, mas é importante lembrar que cada um de nós tem seus próprios problemas, lutas e provações. Esforce-se para ser o melhor que você pode ser, não como os outros.

Aprenda a lidar com falhas e insucessos

Autoestima tem a ver com a imagem que temos de nós mesmos perante o mundo. Quando falhamos, erramos e não temos sucesso imediato, é fácil de acreditar que o problema somos nós. A insegurança pode distorcer a realidade e nos fazer acreditar que somos muito piores do que realmente somos. Saber lidar com rejeições e insucessos é um dos passos mais importantes que você pode dar para ter uma carreira de sucesso.

O CIEE/PR oferece cursos gratuitos que ajudam você a se aprimorar, se sentir melhor consigo mesmo e facilitar sua inserção no mundo do trabalho. Confira aqui a programação completa e se inscreva!

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo