Conheça a metodologia 5S e saiba como ela pode ajudar sua empresa 6 de fevereiro de 2020 • Notícias Destaques Notícias do CIEEPR Notícias para Empresas Notícias para Estudantes Notícias para Instituições de Ensino Notícias sobre Cursos

Estratégia ajuda a melhorar o ambiente de trabalho e a produtividade. Veja como ela pode contribuir com a sua empresa

Qualquer empresa precisa seguir certas práticas para crescer e oferecer um ambiente de trabalho saudável para seus funcionários. É essa a intenção do Método 5S, um guia prático de boas práticas para o ambiente de trabalho. Criado nas fábricas do Japão após a segunda Guerra Mundial, quando o país precisou ser reconstruído, esse método auxilia as empresas a aproveitarem melhor seus recursos e a serem mais eficientes. Veja abaixo como ele funciona:

Método 5s

O Método 5s tem esse nome baseado em cinco palavra japonesas, que em português foram traduzidas para: senso de utilização, senso de organização, senso de limpeza, senso de padronização e senso de autodisciplina.

Senso de Utilização:

O primeiro princípio do método é o senso de utilização, que diz respeito aos materiais e recursos que usamos ou não no nosso dia a dia de trabalho. A empresa e seus funcionários devem se preocupar em manter apenas o que é útil e produtivo e descartar o acúmulo daquilo que não faz mais sentido.

Senso de Organização

Só é possível focar no trabalho em um ambiente organizado. Por isso, o segundo S diz respeito à organização. Arrumar a mesa, organizar as pastas e arquivos do computador e manter apenas objetos organizados e úteis por perto deve ser uma tarefa diária e constante para que não se perca tempo durante as tarefas.

Senso de Limpeza

Da mesma forma que a organização, a limpeza também permite que os funcionários tenham um dia a dia mais produtivo. Só é possível trabalhar de maneira saudável em um ambiente limpo. Essa responsabilidade deve ser dividida entre a empresa e o colaborador, de modo que ambos tenham suas responsabilidades para manter a limpeza do ambiente de trabalho.

Senso de Padronização

O quarto S do método relaciona-se com os três anteriores. A normatização, nesse caso, é uma maneira de tornar a organização, a limpeza e a utilização consciente dos S anteriores uma rotina, e não apenas algo que fazemos uma vez e depois deixamos de lado. A padronização é importante para que o Método 5S realmente faça efeito.

Senso de Disciplina e Autodisciplina

O último aspecto do Método 5S trata da disciplina necessária para fazer essas mudanças e mantê-las ao longo do tempo. Empresa e funcionários devem trocar experiências, feedbacks, problemas e soluções para garantir que estes passos sejam cumpridos e levem a uma melhora no ambiente de trabalho.

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo