É possível melhorar o desempenho da sua empresa durante o isolamento social? 23 de julho de 2020 • Notícias Destaques Notícias do CIEEPR Notícias para Empresas Notícias para Estudantes Notícias para Instituições de Ensino Notícias sobre Cursos

Números têm mostrado que, apesar do impacto esperado, uma empresa pode ter bons resultados mesmo durante a quarentena. Veja mais detalhes

Uma das maiores preocupações de empresários, gerentes e diretores operacionais durante a pandemia são os resultados das empresas nesse período difícil, algo que pode impactar na vida de muita gente. E se, ao invés de piorar os resultados da sua empresa, você pudesse melhorá-los durante a pandemia? Será que isso é possível?

Enquanto diversos setores estão sofrendo com a quarentena, como academias, comércio em geral, bares e restaurantes, outros estão tendo bons resultados mesmo em meio a esse momento complicado. Uma matéria publicada pela CNN Business mostra que, apesar do desemprego ter aumentado nos EUA, diversos setores melhoraram seus resultados.

A maioria dessas áreas estão relacionadas, tanto com a prevenção da doença, quanto com o maior período que as pessoas estão passando em casa. A produtora de jogos eletrônicos Nintendo, por exemplo, anunciou que seus lucros nos primeiros meses de 2020 triplicaram em relação ao mesmo período no ano anterior.

Aumento na produtividade

Embora a alta demanda nesse período explique em partes essa melhora, ela não é a única razão. Uma outra matéria, do New York Times, mostra que diversas empresas estão mostrando mais produtividade através do home office. Antes visto como um possível problema, o trabalho em casa acabou se mostrando, para diversos segmentos, um ponto positivo.

O texto salienta que, tendo essa se mostrado uma alternativa para diversas empresas, é importante tomar cuidado para que esse aumento na produção não acabe se tornando excessivo, o que pode levar ao chamado efeito burnout – um esgotamento físico e mental cuja causa está intimamente ligada à vida profissional.

Adaptação

Muitas vezes, esse aumento na produtividade deve-se ao poder de adaptação que cada empresa tem. Para que o home office funcione bem, é preciso investir em ferramentas que facilitem a comunicação online, engajando os times e analisando resultados para conseguir dar uma resposta rápida às constantes mudanças.

Da mesma forma, empresas precisam criar ou aumentar sua presença online para continuarem competitivas – não só para continuar vendendo seus produtos e serviços, mas para reforçar o conceito da marca. Desde o início da pandemia, pesquisas mostram que o consumo de mídias online cresceu semana a semana, o que só reforça a importância desse posicionamento mais presente nas redes sociais e na internet como um todo.  

O momento é difícil e exige muitos cuidados, mas isso não significa que não é possível continuar crescendo, sempre respeitando a pandemia, as recomendações das autoridades de saúde e a realidade de cada funcionário.