Empresas e Instituições de Ensino de Cascavel homenageadas com o “Troféu Parceiros do CIEE/PR” 31 de agosto de 2017 • Notícias Destaques Notícias do CIEEPR Notícias para Empresas Notícias para Estudantes Notícias para Instituições de Ensino Notícias sobre Cursos

Empresários e dirigentes de instituições de ensino de Cascavel receberam hoje (31/08) o Troféu Parceiros do CIEE Paraná como  homenagem do Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná que está completando seu cinquentenário de fundação. O evento foi realizado no Bourbon Express Hotel Cascavel, com a presença do arcebispo Dom Mauro Aparecido dos Santos; do chefe de gabinete Alcineu Gruber, representando o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos; do presidente do CIEE/PR, Arwed Kirchgässner; e  do presidente do Conselho Deliberativo da mesma entidade, Fernando Fontana; Valdair Mauro Debus, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Luis Carlos Andrade, auditor fiscal do Trabalho;  do superintendente executivo do CIEE/PR, Paulo Mira,  bem como de colaboradores das unidades operacionais  na região Oeste do Estado.

Café da manhã para convidados

Em seu discurso, o presidente Arwed Kirchgässner lembrou que “os primeiros colonizadores de Cascavel eram empreendedores, corajosos e líderes que vieram de outros estados e até de outros países. E, de fato, conseguiram construir seus negócios, criar suas famílias, fincar raízes nesta pujante região de solo fértil que produz generosas colheitas e o progresso regional”.

“Hoje, temos outras necessidades. O foco é modernizar a atividade agrícola e incentivar a industrialização, visando à diversificação e modernização da economia para gerar renda, emprego e maior desenvolvimento de que tanto o país precisa. Quero aqui registrar mais um fato importante. Inauguramos a nova sede do CIEE em Cascavel, no dia 18 de fevereiro do ano passado, com a presença de lideranças locais, o que contribuiu para ampliar e modernizar os espaços de atendimento aos estudantes e parceiros, bem como alavancar as contratações de estagiários e aprendizes com empresas privadas e públicas da região, entre elas a prefeitura de Cascavel.”

“O CIEE/PR – acentuou –  nasceu dos sonhos e ideais dos fundadores de 50 anos atrás, dentre eles estava o ex-governador do Paraná e ex-ministro Ney Braga, com o qual tive a  honra de trabalhar, no Palácio do Governo,, ainda jovem e estudante de Economia na Universidade Federal do Paraná. Hoje, em tempos de inquietações políticas e ameaças de destituições de direitos sociais, o CIEE segue avançando. Nestas 5 décadas, o CIEE cresceu e consolidou-se como referência em programas de estágio, aprendizagem e cursos de capacitação para o mundo do trabalho em empresas, entidades e órgãos públicos. É importante assinalar  que no balanço dos 50 anos de atividades o CIEE destacou-se pelo saldo positivo da inserção de jovens em estágios, refletindo na concessão de bolsas-auxílio, que em grande parte dos casos, é a única renda para o estudante manter-se nos estudos e por vezes, até auxiliar no orçamento familiar.”

O presidente Arwed Kirchgässner mencionou, ainda, outros eventos comemorativos do cinquentenário,  entre os quais a realização em Curitiba de reunião do CIEE Nacional, no da 16 de março deste ano, com a presença de presidentes e superintendentes dos CIEEs autônomos de todo o Brasil. Na ocasião, foi realizado o Seminário Sobre as Entidades do Terceiro Setor, Filantrópicas e sua Responsabilidade Social no Brasil.

Presidente do CIEE/PR, Arwed Kirchgässner

Parcerias

Na sequência, o presidente do Conselho Deliberativo do CIEE/PR, Fernando Fontana, teceu considerações sobre aspectos atuais da economia  e da educação no país, salientando a importância do trabalho de todos para superação das dificuldades.  Particularmente  as parcerias com instituições de ensino e empresas para implementação dos programas de estágio e aprendizes são o caminho que leva à educação e formação complementar de futuros profissionais e melhores cidadãos.  Reiterou, também, aspectos da expansão do CIEE/PR na região Oeste do estado, onde presta relevantes serviços para inclusão dos jovens no mercado de trabalho.

Presidente do Conselho Deliberativo do CIEE/PR, Fernando Fontana

Perfil do CIEE/PR

Fundado em 14 de agosto de 1967, o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná(CIEE Paraná) está completando neste mês de agosto 50 anos de fundação  com um extraordinário  acervo de serviços prestados a estudantes, empresas e instituições de ensino parceiras,  gerando  transformações econômicas, sociais e culturais. Muitos estagiários e ex-estagiários tornaram-se profissionais de sucesso que hoje se destacam em cargos e funções relevantes em grandes organizações  corporativas ou órgãos públicos.

O  CIEE/PR  é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos,  reconhecida de utilidade pública, que beneficiou mais de um milhão de estudantes ao longo dos últimos 50 anos,  tornando-se referência em programas de  estágio no Paraná, através de 32 unidades regionais e 12 postos de atendimento. Mantém a média de 30 mil estagiários/mês,  37 mil participantes dos cursos livres de capacitação para o trabalho e turmas de aprendizes nas principais cidades do estado.

Palestra

Na programação do evento de Cascavel estava incluída  também palestra do  conferencista Sandro Viapiana que falou sobre “Educação Brasileira, o Jovem e o Mercado de Trabalho, salientando que nesse processo deve estar articulado o interesse do estudante, do empresário e do trabalho como caminho para o fortalecimento dos vínculos do jovem com, os estágios profissionais.

Homenageados (da esquerda para direita)

Foram homenageadas as seguintes empresas e instituições de ensino abaixo:

SICOOB –  Valdir Pacini – representado por Leandro Kuhl

SICREDI Vanguarda PR/SP/RJ – Antonio Clarindo Sobrinho – representado por Jociano Vieira ( gerente da agência Cascavel)

Colégio Marista de Cascavel – Ir. Antonio Quintiliano da Silva

UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Reitor Paulo Wolf – representado por Gerson Henrique da Silva ( pró reitor de recursos humanos)

Colégio Alfa – Jackson Miguel Monteiro de Barros Machado – representado por Regiane Simão de Gois (gerente de unidades Alfa)

 

Homenageados com o “Troféu Parceiros do CIEE/PR”

À esquerda, Arcebispo Dom Mauro Aparecido dos Santos com o homenageado Ir. Antonio Quintiliano da Silva (Colégio Marista)

 

SUA HISTÓRIA FOI COMPARTILHADA COM SUCESSO!

Em breve nosso time de comunicação entrará em contato.

Pular para o conteúdo